Pesquisadores Argentinos Descobrem Segundo Maior Meteorito do Mundo

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (14/09) no site “Apollo11.com” destacando que pesquisadores argentinos descobriram o segundo maior meteorito do mundo.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Pesquisadores Descobrem Segundo
Maior Meteorito do Mundo

Quarta-feira, 14 set 2016 - 10h20

A enorme rocha foi encontrada a 1100 km ao norte de Buenos Aires, capital da Argentina, e é o segundo maior meteorito já descoberto, perdendo apenas para o meteorito de Hoba, localizado na Namíbia, em 1920.

Momento em que o meteorito Gancedo é removido
de sua cratera, criada há cerca de 4 mil anos.

De acordo com a Associação Astronômica do Chaco, esse meteorito caiu perto da cidade de Gancedo, durante uma densa chuva de fragmentos metálicos ocorrida na região de Campo del Cielo, há cerca de 4 mil anos.

Segundo os pesquisadores, o meteorito de Gancedo, como passou a ser chamado, tem aproximadamente 30.8 toneladas, dois metros de diâmetro e é composto de 96,2% de ferro e 6,7% de Níquel.

O Maior Meteorito

O maior meteorito que se tem notícia foi encontrado na Namíbia, em 1920.

Turistas caminham ao redor do meteorito Hoba, na Namíbia.

Batizado de Hoba, a rocha metálica mede 2,7 x 2,7 x 0,9 m3 e pesa 60 toneladas e estima-se que tenha caído há 80 mil anos. Devido à sua grande massa, Hoba nunca foi removido do local do impacto, próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa.

Hoba é o maior meteorito conhecido (em um único bloco) e também o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece na superfície da Terra.


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentários