quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Orbital Entrega os Painéis Solares do Nanosatélite 14-BISat

Olá leitor!

O Prof. Cedric Salotto do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes-RJ, líder do projeto do Nanosatélite 14-BISat, esteve dia 26/08 na sede da empresa “Orbital Engenharia” de São José dos Campos-SP, para receber do diretor da empresa, o Sr. Célio Vaz, os painéis solares deste pequeno satélite. Os painéis solares do 14-BISat foram produzidos no Brasil seguindo altos padrões e critérios de qualidade.

O Sr. Célio Vaz (Orbital) com e o Prof. Cedric Salotto.

Já na manhã do dia 20/08 (veja o vídeo abaixo), após meses de preparação, finalmente foi montada a torre e a antena ‘Banda S’ no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes. Esta antena que será equipada com o Rádio Transceptor de última geração com Tecnologia SDR doado pela Tekever Space, (empresa parceira do CRSEA/IFF), terá como um de seu objetivos permitir a comunicação entre a estação terrestre CRSEA/PICG e o satélite 14-BISat através de um rádio experimental que será lançado abordo deste satélite.


Vale lembrar ao leitor que o nanosatélite 14-BISat (do tipo 2U) está sendo desenvolvido pelo “Centro de Referencia em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA) do IFF em parceria com TEKEVER e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ambos de Portugal, como parte integrante da “Missão QB50”, programa científico internacional que visa (no final de 2016) o lançamento de uma constelação composta por 50 cubesats para estudar a baixa termosfera (90-320 km).

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário