Observatório de Astronomia e Física da UNIVAP Está Aberto à Visitação

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (25/07) no site “MEON”, destacando que o Observatório de Astronomia e Física da UNIVAP está aberto à visitação.

Duda Falcão

REGIÃO

Observatório de Astronomia e Física
da UNIVAP Está Aberto à Visitação

As visitas acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 19h.

Por Laryssa Prado
São José dos Campos
25 de Setembro de 2016 às 00h03
Atualizado em 25 de Setembro de 2016 às 17h25

Foto: Luiz Madureira / UNIVAP
prof_irapuan_credito_da_foto_luiz_madureira_univap
O coordenador do Observatório diz que o espaço
tem recebido de 50 a 100 visitantes por dia.

O Observatório de Astronomia e Física Espacial da UNIVAP, em São José dos Campos, convida escolas e público em geral para conhecer o seu espaço. As visitas são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 19h.

O local conta com um telescópio de 30 cm de diâmetro, totalmente automatizado e montado em uma cúpula no alto do prédio, além de um espaço para exposições permanentes ou temporárias e um auditório para atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Eventos gratuitos e regulares como observação do céu, palestras e acontecimentos especiais como chuva de meteoros, eclipses, passagens de cometas, são acompanhados por observações da equipe de pós-graduação em Física e Astronomia da UNIVAP e atividades explicativas .

A organização responsável pelo Observatório é composta por pesquisadores e alunos do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da UNIVAP. O objetivo da iniciativa é divulgar e estimular a curiosidade para as ciências exatas.

Para o professor Irapuan Rodrigues, Coordenador do Observatório, além de as visitações serem uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre astronomia, elas trazem benefícios para o próprio Programa de pós graduação. "É importante ter visibilidade. Com as visitações as pessoas reconhecem nosso trabalho, descobrem que aqui existe um grupo que estuda astronomia, que existe um estrutura pra isso. Nós fazemos um trabalho de excelência".

O professor ressalta ainda que todas as palestras e atividades explicativas tem a preocupação de ter uma linguagem simples, que facilite o entendimento por parte do público. Segundo ele, o Observatório tem recebido de 50 a 100 visitantes por dia.

É necessário lembrar que em noites nubladas ou chuvosas não é possível observar, porém o local está aberto mesmo com as condições climáticas não favoráveis.

Para grupos acima de cinco pessoas é necessário agendamento pelo link: www.univap.br/observatorio

SERVIÇO

Observatório de Astronomia e Física Espacial da UNIVAP
Visitação: todas as quartas-feiras, a partir das 19h
Endereço: UNIVAP – Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova. São José dos Campos

Foto: Rafael Freitas / Assessoria de Marketing da UNIVAP
observatorio
O Observatório recebe visitas todas as quartas-feiras, a partir das 19h.


Fonte: Site Meon - http://www.meon.com.br

Comentários