Ministro Gilberto Kassab Empossa Novo Diretor Durante Cerimônia de Aniversário do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial sobre a posse do novo diretor do INPE postada ontem (28/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Duda Falcão

Ministro Empossa Novo Diretor Durante
Cerimônia de Aniversário do INPE

Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016

A comemoração pelos 55 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), na segunda-feira (26/9), contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que deu posse ao novo diretor do órgão, Ricardo Galvão.

Em seu discurso de posse, Galvão falou sobre a necessidade de sinergia com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre outros desafios do INPE, assuntos que também estiveram na pauta de entrevista realizada pelo Portal do MCTIC. Confira aqui as declarações do novo diretor do INPE.


Leonel Perondi, que dirigiu o INPE de maio de 2012 a setembro de 2016, apresentou um balanço de sua gestão e deixou uma mensagem aos servidores por ocasião do aniversário do Instituto. Confira aqui a mensagem de Perondi sobre os 55 anos do INPE, e aqui o balanço da gestão 2012-2016.

Além da posse ao novo diretor e encerramento da gestão atual, na cerimônia foram prestadas homenagens a aposentados e aos servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de serviços prestados ao Instituto. Também foram homenageados os servidores-destaque do ano: Andre Rodolpho Silva, da Coordenação de Recursos Humanos (CRH); José Damião Duarte Alonso, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE); e Luiz Augusto Toledo Machado, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

O INPE foi criado em 3 de agosto de 1961. A solenidade de aniversário dos 55 anos foi realizada na segunda-feira por ocasião da visita do ministro. Unidade de pesquisa vinculada ao MCTIC, o INPE deu ao Brasil a capacidade de desenvolver satélites, produzir ciência espacial de qualidade, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e fazer com que o Espaço seja parte da sociedade brasileira.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários