Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Assina Acordo Com Instituto de Portugal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (24/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinou acordo com instituto de Portugal.

Duda Falcão

ENSINO

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Assina Acordo Com Instituto de Portugal

Documento prevê intercâmbio de professores e alunos,
além de cooperação em graduação e pós-graduação

Por Ten Jussara Peccini
Agência Força Aérea
Publicado: 24/09/2016 08:00h


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, assinaram nesta semana (20/09), um acordo de mobilidade. O instrumento tem o objetivo de estreitar a relação entre as instituições, à medida que propicia a movimentação de alunos e professores.

“Esta iniciativa trará a ambos os institutos muitos frutos, e é mais um passo no processo de expansão do ITA”, afirmou o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, sobre a importância da parceria.

A colaboração entre as instituições brasileira e portuguesa prevê intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores. Também planeja colaboração na definição e desenvolvimento de planos curriculares para programas de graduação e pós-graduação. Outro aspecto do acordo é propiciar a organização e participação conjunta em encontros e conferências científicas.

Os acordos feitos pelo ITA com universidades e institutos internacionais ajudam a promover a internacionalização do instituto brasileiro, fortalece o ensino e a pesquisa, além de consolidar sua competitividade internacional.

A assinatura fortalece o encontro entre representantes de Portugal e a cidade de São José dos Campos, realizado no início do mês (05/09). “A cooperação científica entre Brasil e Portugal já é uma realidade, mas pode ser ainda maior. Vim para São José dos Campos, uma cidade conhecida por ser um pólo aeroespacial e tecnológico, para avaliar se há interesse em desenvolver projetos conjuntos no Atlântico”, afirmou o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, naquela ocasião.

Japão e Alemanha -  Em agosto, o ITA assinou acordos acadêmicos com a Universidade de Shizuoka e com a Universidade de Tokai, do Japão. O objetivo foi aproximar as instituições para futuras parcerias acadêmicas. Neste mês, outro acordo semelhante foi assinado com instituto alemão.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários