INPE Vai Criar Novo CBERS em Parceria Com a China

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (10/09) no site do jornal “O VALE”, destacando a aprovação da Câmara dos Deputados para o desenvolvimento conjunto com a China do Satélite CBERS-4A.

Duda Falcão

HOME

INPE Vai Criar Novo CBERS em
Parceria Com a China

Congresso Nacional aprovou parceria com chineses para a
produção de um novo satélite em São José

Da Redação
São José dos Campos
September 10, 2016 - 04:02

Foto: Claudio Vieira
O LIT, laboratório de testes do INPE.

A Câmara dos Deputados aprovou a parceria entre brasileiros e chineses para o desenvolvimento do satélite Cbers-4A. A matéria já foi aprovada pelo Senado. Trata-se do sexto satélite feito em parceria com a China. No Brasil, o desenvolvimento do CBERS cabe ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos.

A construção de mais dois satélites está em discussão no âmbito do Plano Decenal de Cooperação Espacial Brasil-China 2013-2022.

Tecnologia - Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o programa CBERS, cuja sigla em inglês significa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, proporciona benefícios mútuos em termos de “capacitação e acesso a tecnologias de ponta”, informou a pasta.

E essas tecnologias podem ser transferidas aos setores industriais dos dois países, com participação meio a meio. Brasil e China assinaram protocolo de intenções para tratar de cooperação entre os dois países nos próximos 10 anos, com foco em vários segmentos espaciais.

Construção - Especialistas do Inpe e também da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial trabalham em conjunto no Cbers-4A. Concluídas as fases de montagem e integração, os testes do satélite serão feitos na sede do INPE, em São José. A previsão é que o processo seja iniciado em 2017. O equipamento deve ser lançado ao espaço em setembro de 2018. A construção de mais dois satélites (Cbers-5 e 6) já está em discussão no Brasil.

Monitoramento - As imagens geradas pelos satélites CBERS são utilizadas em programas de monitoramento do desmatamento na Amazônia, bem como em aplicações voltadas para meio ambiente, agricultura, gerenciamento hídrico, cartografia, geologia e gerenciamento de desastres naturais.

No âmbito multilateral, Brasil e China lançaram, em 2007, a iniciativa “CBERS for África”, por meio da qual são distribuídas imagens de satélite, sem custo, a países africanos, contribuição reconhecida internacionalmente como modelo de cooperação.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 10/09/2016

Comentários