INPE Recebeu Visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto recebeu a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.

Duda Falcão

INPE Recebe Visita do Ministro da Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior de Portugal

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016

O Diretor do INPE, Dr. Leonel Fernando Perondi, recebeu nesta terça-feira (06) a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Sr. Manuel Heitor, acompanhado da secretária adjunta Teresa Tavares. Participaram também da visita o Dr. Oswaldo Duarte Miranda, coordenador da CEA e vice Diretor, o Dr. Carlos Alexandre Wuensche de Souza, chefe de Gabinete, o Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, chefe da Pós-Graduação, o Dr. João Antonio Lorenzzetti, pesquisador da OBT e a Dra. Adriana Thomé da Assessoria de Cooperação Internacional.

O tema do encontro foi a possibilidade de cooperação em ciência e tecnologia para o espaço e a observação do Atlântico Sul, bem como o estabelecimento de parceria para pesquisa nos temas relacionados a mar profundo e sistemas de observação oceânica. Foi discutida também a definição de uma agenda comum de pesquisa dentro da iniciativa do Centro Internacional de Pesquisas dos Açores (Azores International Research Center -AIR).

O AIR pretende ser um centro de pesquisa internacional, localizado na Ilha dos Açores, cujo objetivo será fomentar a cooperação científica e tecnológica em temas ligados à ciências atmosféricas e mudanças climáticas, sistemas de energia para o Atlântico, ciência de oceanos e tecnologias associadas, ciência de dados para o Atlântico e espaço e suas aplicações.

Com vistas a fomentar a discussão do Centro junto à comunidade científica internacional, está sendo realizada uma série de workshops sobre o tema, com atores selecionados entre  institutos de pesquisa, universidades e financiadores. Já foram realizadas edições dos workshops em Nova Iorque e em São Miguel dos Açores, o próximo encontro acontecerá em setembro próximo na cidade de Bruxelas, quando o INPE será representado pelo Dr. João Antonio Lorenzzetti.

Com a perspectiva de envolvimento do Brasil no AIR, o Sr. Manuel Heitor sugeriu que um dos workshops fosse realizado no Brasil, em novembro próximo, tendo o INPE como sede principal.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários