Bandeirante Foguetes Realiza Oficinas e Competições de Minifoguetes em Recife e Olinda

Olá leitor!

Está lembrado da empresa “Bandeirante Foguetes Educativos” do Sr. Roberto de Paula? Pois então, no final de Agosto e inicio de Setembro esta empresa pernambucana realizou em escolas de ensino fundamental e médio da região do Recife e Olinda três oficinas com competição de foguetes educativos.

O primeiro evento foi realizado no dia 24/08 no “Colégio Decisão do Janga” em Olinda, e contou com a participação de 70 alunos que formaram 12 equipes e onde foram realizados 13 lançamentos de minifoguetes, sendo o primeiro deles um foguete de sondagem para a verificação do vento e a potência adequada para o motor, coisa que se verificou ser 1/2A3-2.

A equipe vencedora da competição seria aquela que conseguisse aterrissar o seu foguete o mais próximo da rampa de lançamento, e como prêmio receberia uma belíssima réplica do foguete brasileiro VLS-1 montado em uma base de madeira trabalhada. O evento foi um sucesso e o leitor pode verificar nas fotos abaixo.

O Sr. Roberto de Paula com os alunos.
Algumas das equipes participantes.
A equipe vencedora da competição.
A entrega dos certificados pela Diretora do Colégio.
O troféu da equipe vencedora.
Já o segundo evento foi realizado no dia 12/09 na Escola Pública Áurea de Moura Cavalcanti, também em Olinda, e contou com a participação de 30 alunos que formaram 5 equipes e realizaram 6 lançamentos de minifoguetes com motores da mesma potencia do primeiro evento.

Neste evento que contou com a presença de autoridades da Gerencia Regional de Educação (GERE), a equipe vencedora da competição conseguiu aterrizar seu foguete a 4,5 metros da rampa de lançamento, e sendo assim, foi premiada com um linda réplica do foguete de sondagem brasileiro SONDA II, além do certificado de participação. Veja abaixo algumas fotos e vídeos deste evento

O troféu da equipe vencedora.
Lançamento do foguete "Magaiver".

Lançamento do foguete "Os Fogueteiros"

Lançamento do foguete "Speedy"

O terceiro e último evento foi realizado no dia 17/09 no Shopping do Papel no Recife e contou com a participação de 08 alunos do ensino fundamental do Colégio das Damas, alunos estes que montaram cinco minifoguetes e realizaram seis lançamentos com motores com a mesma potencia dos dois eventos anteriores.

Porém desta vez houve um diferencial dos eventos anteriores, quando o Sr. Roberto de Paula ministrou para os alunos um curso com teoria e pratica de vôo de aviões. Os alunos aprenderam a motar seis planadores de Deprom que voaram de verdade para satisfação de todos. Veja abaixo algumas fotos e vídeos deste evento.

Cartaz do Evento.
Primeiro lançamento.

Segundo lançamento - Equipe Vila Aprendiz.

Terceiro lançamento - Equipe Relâmpago Damas

Quarto lançamento - Equipe Mega Super Jato Bol.

Último lançamento - Equipe Top Girl Sim.

Entrega de Troféu a equipe vencedora.

Comentários