quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Visita de Inspeção Anual do DCTA é Realizada no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/08) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que foi realizada esta semana no CLA a inspeção anual do DCTA.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Visita de Inspeção Anual do
DCTA é Realizada no CLA

Publicado: 10 Agosto 2016
Última atualização em 10 Agosto 2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta segunda (08/8) e terça-feira (09/8), a Visita de Inspeção Anual do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A visita faz parte de uma atividade sistêmica de controle previsto em instrução do Comando da Aeronáutica, com a finalidade de avaliar e acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo Centro ao longo do ano, além de verificar o desempenho técnico, operacional e administrativo da organização subordinada ao Departamento.

Integraram a equipe de inspeção, cerca de 20 militares e servidores civis de diversos órgãos do DCTA, relacionados à áreas como Planejamento, Controle Orçamentário, Atividade Aérea, Tecnologia da Informação, Capacitação, dentre outras. A comitiva da visita de inspeção foi chefiada pelo Major Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos, Vice-Diretor do DCTA.

As atividades se iniciaram na tarde de segunda-feira, com um Briefing da Visita de Inspeção apresentado pelo Coronel Aviador Hiromiti Yoshioka, que apresentou detalhes acerca da inspeção. Na sequencia, o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, realizou um briefing institucional de apresentação do Centro, abordando o panorama atual do setor espacial no mundo e no Brasil, explanou histórico do Programa Espacial Brasileiro e os avanços das atividades espaciais no país, programa de trabalho da OM, execução orçamentária, situação atual dos itens apontados no último relatório de inspeção e principais dificuldades enfrentadas no cumprimento de sua missão. 

Na manhã do dia seguinte, foi realizada a cerimônia militar com desfile da tropa, contando com a participação de todo efetivo militar do CLA, em solenidade presidida pelo Vice-Diretor do DCTA.  Ao término da inspeção, foi feito um debriefing com observações e melhorias para cada setor inspecionado.

A inspeção no CLA é prevista na Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 121-6 – “Inspeção nas OM subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”. Dentre os objetivos principais estão aferir o grau de precisão com que uma tarefa ou missão atribuída à OM subordinada vem sendo cumprida; verificar o cumprimento, a aplicação e a eficácia da legislação, regulamentação, instruções, diretrizes e normas estabelecidas pelos escalões superiores e aplicáveis no âmbito das OM subordinadas inspecionadas; examinar em que medida os planos e programas em curso estão contribuindo para o alcance dos objetivos fixados; e verificar as condições de funcionamento, no âmbito do DCTA e das OM subordinadas, dos diversos Sistemas da Aeronáutica e sua influência no cumprimento da missão das organizações inspecionadas.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário