Vice-Diretor do DCTA visita o CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (18/08) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o Vice-Diretor do DCTA visitou o CLBI.

Duda Falcão

Notícias

Vice-Diretor do DCTA visita o CLBI

Publicado: 18/08/2016

Vice-Diretor do DCTA visita o CLBI.

Entre os dias 09 e 11 de agosto, o CLBI recebeu a comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, presidida pelo Exmo Sr Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos, em Visita de Inspeção Anual, conforme previsto na ICA 121-6.

Inicialmente, foi realizada uma apresentação institucional pelo Diretor do Centro, Cel. Av. Junzo, para a comitiva, tendo sido destacados as principais realizações do período inter-inspeção, bem como os próximos passos, os óbices e soluções e os desafios à frente.

Em sua primeira visita ao Centro, foi realizada a visitação aos principais setores da OM. Do setor operacional, conheceu as instalações dos radares Adour e Bearn, a Estação Natal de Telemedidas, o modesto mas eficiente Centro de Controle e o setor de Preparação e Lançamento. Neste último conheceu os dois lançadores de veículos suborbitais (um terceiro foi recentemente movimentado ao Centro de Lançamento de Alcântara) e a casamata.

Continuando a visitação, o Exmo. Sr. Vice-Diretor conheceu um pouco do histórico da Organização Militar, que se encontra no ano do seu cinquentenário, ao visitar o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas – CCEIT, obra fruto de convênio do Centro com a Prefeitura de Parnamirim-RN, inaugurado em 4 out. 2011. Além de conhecer o acervo do Projeto TAMAR do CCEIT, visitou as suas instalações, em área patrimonial do CLBI, em concessão de uso, próximo ao Centro de Cultura.

Finalmente, o presidente da Comitiva de Inspeção conheceu as instalações e propostas do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, um espaço voltado ao desenvolvimento, capacitação e formação voltada ao fortalecimento de atividades de educação profissional de base tecnológica da área aeroespacial. O CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB, apoiando o empreendimento por meio da Diretoria de Satélites, Aplicaçõe e Desenvolvimento – DSAD.

Paralelamente, os integrantes da comitiva realizaram a inspeção regulamentar, atividade que além de verificar a correta realização de atividades, permitem também melhoria e ajustes àquelas que mereçam correções.

A Visita de Inspeção foi finalizada com reunião de encerramento, com as palavras do Exmo. Sr. Vice-Diretor do DCTA, que salientou a importância das atividades operacionais, de lançamento e rastreio de foguetes, bem como o bom trabalho realizado pelo Centro no período avaliado.


Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentários