Embrace Colabora na Capacitação Sobre Clima Espacial na Rússia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Centro de Alerta Regional para Clima Espacial do Brasil colabora na capacitação de jovens pesquisadores sobre clima espacial na Rússia.

Duda Falcão

Embrace Colabora na Capacitação
Sobre Clima Espacial na Rússia

Terça-feira, 30 de Agosto de 2016

O Centro de Alerta Regional para Clima Espacial do Brasil, instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), está colaborando na formação de jovens pesquisadores da Rússia, Japão, China, Indonésia e Índia.

O Programa Embrace/INPE foi responsável pela programação da primeira semana do COSPAR Capacity Building Workshop, evento realizado entre 15 e 26 de agosto no Instituto de Pesquisas Cosmofísicas e Propagação de Ondas de Rádio do Ramo do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciência, em Paratunka, Kamchatka, na Rússia.

Intitulado "Impacto do Clima Espacial na Terra", o workshop introduziu os alunos na investigação dos fenômenos de todo o sistema do clima espacial, a partir da observação baseada em conjuntos diferentes de dados, obtidos em solo e no espaço.

"Apresentamos estudos de perturbações magnéticas, ionosféricas e radiação, realizados de acordo com a colaboração internacional na análise de dados, modelagem e teoria, a fim de entender como variabilidade solar afeta a Terra", diz Clezio Marcos De Nardin, do Programa Embrace/INPE.

O cientista do INPE realizou palestras sobre a experiência brasileira na transição da pesquisa para a operação do Centro de Alerta Regional pera Clima Espacial do Brasil.

"Foi uma grande experiência ver e interagir com estudantes de formação científica diferente e orientar todos eles para um único objetivo de fornecer toda a linha do tempo e do impacto dos fenômenos de clima espacial desde o Sol até a Terra", declara Clezio.

O programa completo e mais informações sobre o Impact of Space Weather on Earth COSPAR Capacity Building Workshop podem ser encontrados na página: http://cospar2016.ikir.ru/cospar-content/home-page/

Pesquisador do INPE ministra palestra sobre clima espacial.
Participantes do workshop na Rússia.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários