Tudo Pronto Para a Chegada da Espaçonave JUNO da NASA ao Planeta Júpiter

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (27/06) no site “Apollo11.com” destacando que já está tudo pronto para a chegada da espaçonave “JUNO” da NASA ao Planeta Júpiter.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Tudo Pronto Para a Chegada da
Nave JUNO ao Planeta Júpiter

Segunda-feira, 27 jun 2016 - 15h16

No próximo dia 4 de julho, a sonda interplanetária JUNO fará a maior aproximação do planeta Júpiter. Quando em orbita, a nave orbitará o gigante gasoso a apenas 4300 km de altitude.

Foto registrada pela sonda Juno quando estava a 11 milhões
de km do sistema joviano, em 21 de junho de 2016.

A JUNO foi lançada em 5 de junho de 2011 a partir de Cabo Canaveral, Flórida e deverá orbitar o gigante gasoso por um período de 20 meses durante 37 voltas completas. Ao cabo da missão, a sonda será arremessada na atmosfera joviana, onde será completamente destruída pela pressão.

O custo total da missão é estimado em 1 bilhão de dólares, financiados pela NASA. Todos os experimentos estão sob-responsabilidade de Scott Bolton, ligado ao Southwest Research Institute, nos EUA.

Após o início da missão ao redor do planeta, a sonda JUNO deverá fornecer dados que ajudem os cientistas a entenderem a origem e evolução de Júpiter, observar seu possível núcleo, mapear seu intenso campo magnético, medir a quantidade de água e amônia na atmosfera profunda e registrar suas auroras.

No último dia 21 de junho de 2016, o instrumento JunoCam registrou diversas imagens que servirão de referência para calibração dos softwares. A cena foi captada quando a sonda estava a 11 milhões de km de distância do sistema jupteriano e mostra diversas bandas químicas ao redor do planeta. As quatro principais luas também são observadas.

Quando em operação, a JunoCam deverá fornecer as melhores imagens já registradas de Júpiter.

"Esta imagem é só o começo", disse Scott Bolton. "No futuro, veremos as auroras polares de Júpiter de uma nova perspectiva, Veremos as bandas de laranja e branco como nuvens de verdade e até mesmo a Grande Mancha Vermelha será surpreendente", disse Bolton.

“Apolo11.com - Todos os direitos reservados”


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Simplesmente fantástico, e esta é mais uma missão de uma agencia espacial que trabalha com compromisso, competência, dinamismo e seriedade, bem diferente da agencia de brinquedo que temos em nosso Território de Piratas. Como curiosidade, e se eu não estiver enganado, e apesar da AEB, creio que um grupo de astrônomos brasileiros participou de alguma forma na preparação desta missão. Porém mesmo que esteja errado, talvez o Brasil ainda esteja participando indiretamente da mesma com o provável envolvimento do grupo da Dra. Rosaly Lopes do JPL da NASA. Quem sabe mais a frente possamos esclarecer este assunto.

Comentários