SPBC – ExpoT&C é o Brasil que Funciona, diz Ministro Sobre Mostra de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada hoje (04/07) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) destacando que segundo o Ministro Gilberto Kassab a "ExpoT&C" é o Brasil que Funciona.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

SPBC – ExpoT&C é o Brasil que Funciona, Diz
Ministro Sobre Mostra de Ciência e Tecnologia

Gilberto Kassab inaugurou nesta segunda-feira (4) a ExpoT&C,
com novas tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos por
institutos de pesquisa e universidades do país. Mostra faz
parte da 68ª Reunião da SBPC.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 04/07/2016 | 15:17
Última modificação: 04/07/2016 | 15:36

Crédito: Ascom/MCTIC
Ministro Gilberto Kassab visitou o estande do Centro Nacional
de Pesquisa em Energia e Materiais na ExpoT&C. 

A ExpoT&C tem potencial de convencer qualquer brasileiro a acreditar mais no Brasil, porque apresenta resultados efetivos em diversas áreas. A constatação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que inaugurou nesta segunda-feira (4) a exposição da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

"Percebemos que a SBPC mantém a sua tradição de, a cada ano, se inovar, se renovar, para mostrar o papel da ciência. E hoje aqui nós vemos o Brasil de amanhã. Nós vemos o Brasil que funciona. Nós vemos o Brasil patriótico. Nós vemos efetivamente o futuro do país", disse.

Gratuita e aberta ao público, a mostra reúne até sábado (9) centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Kassab visitou os 28 estandes do pavilhão do MCTIC e os espaços do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil (SecCTM). Ele conversou, ainda, com alunos premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), em área compartilhada pelas instituições realizadoras dos eventos, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS).

Ministério

O pavilhão do MCTIC se baseia no tema da 68ª Reunião Anual da SBPC, "Sustentabilidade, tecnologias e integração social". A estrutura possui, por exemplo, uma instalação interativa em relevo com o formato do mapa do Brasil, que revela a localização e a abrangência de unidades de pesquisa, organizações sociais e agências vinculadas à pasta e seu programas.

No Espaço da Sustentabilidade, os visitantes da ExpoT&C podem se informar de maneira lúdica sobre projetos do MCTIC em biodiversidade, construção sustentável, Internet das Coisas, manejo florestal, microscopia e monitoramento da Terra. Há demonstrações de trabalhos do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), do Instituto Mamirauá, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Integram o pavilhão do ministério estandes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da CEITEC, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Inpe, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do INSA, do Instituto Mamirauá, do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Museu Goeldi, da Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP) e do Observatório Nacional (ON).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários