GFRJ da UERJ e o IME Realizam Encontro Importante Para o Espaçomodelismo Carioca

Olá leitor!

Em 29/06 foi realizado no IME - Instituto Militar de Engenharia (primeira instituição de engenharia da América, fundada em 1792) um importante encontro entre um dos gestores do "Programa CEOS" (Daniel Santana) e o talvez mais ativo integrante do "Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ)" da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o jovem estudante Ronaldo Matos. Veja abaixo algumas fotos deste encontro.


O encontro teve varias pautas, incluindo a parceria entre os dois núcleos em algo ainda a ser definido. Além disso, o GFRJ formalizou um convite à equipe do IME para que a mesma participe de uma série de workshops de capacitação com as equipes pioneiras “ITA Rocket Design”, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e “UFABC Rocket Design”, da Universidade Federal do ABC (UFABC), promovidos que serão de julho a dezembro deste ano pelo GFRJ em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e que contará com a participação de dez instituições de ensino cariocas e uma do interior de paulista. São elas:

- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Veiga de Almeida (UVA)
- Universidade Estácio de Sá (UES)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
- Instituto Militar de Engenharia do (IME)
- Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
- Instituto Federal Fluminense (IFF)
- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
- Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba (UFSCAR)

Aproveito aqui para registrar e parabenizar publicamente ao jovem Ronaldo Matos por sua tremenda dedicação em prol do Espaçomodelismo Carioca e Brasileiro, parabéns Ronaldo, você é “GENTE QUE FAZ”.

São jovens como este que lá no fundo ainda me faz ter uma esperança de termos um dia um programa espacial realmente desenvolvido e do tamanho do Brasil, apesar de termos de conviver no momento com a estupidez, falta de visão e de compromisso de pessoas como o Sr. Braga Coelho e companhia. Afinal leitor, mesmo no CAOS, sempre haverá uma luz de esperança no final do túnel.

Duda Falcão

Comentários