segunda-feira, 20 de junho de 2016

NanosatC-Br1 Completa Dois Anos no Espaço

Olá leitor!

Recebi ontem (19/06) um e-mail do Dr. Otávio Cupertino Durão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e um dos coordenadores do Programa NanosatC, nos informando que o primeiro canarinho brasileiro, o cubesat “NanosatC-Br1”, completou ontem dois anos no espaço.

Segundo o pesquisador do INPE, os dados continuaram ontem sendo recebidos do NanosatC-Br1, e com insto ele completou dois anos em funcionamento no espaço sendo o primeiro satélite brasileiro a coletar dados científicos em ambiente espacial.

“Todos os três experimentos a bordo são um sucesso com os resultados publicados e satisfazendo os responsáveis por eles, o que indica o sucesso do projeto”, finalizou  o Dr. Otávio Durão.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a todos que participaram desta missão pioneira no Brasil, abrindo caminho para as demais que se seguem, e comprovando a viabilidade e utilidade dos cube e nanosats para o setor espacial do país.

Além disso, o Programa NanosatC, oriundo de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro Regional Sul (CRS) do INPE, seguirá nos próximos meses com o lançamento de seu segundo satélite, o NanosatC-Br2, porém o Blog continuará na torcida para que este programa não só sofra continuidade, bem como também venha visualizar horizontes ainda maiores, não ficando restrito somente a missões em Órbita da Terra.

Avante NanosatC-Br1

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário