Matemático Brasileiro Ganha Principal Prêmio Científico da França

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma interessante notícia postada ontem (03/06) no site “G1” do globo.com, destacando que Matemático Brasileiro ganhou principal Prêmio Científico da França.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

Matemático Brasileiro Ganha
Principal Prêmio Científico da França

Marcelo Viana é diretor de instituto de pesquisa no Rio de Janeiro. Em 2014,
outro matemático, Artur Ávila também ganhou reconhecimento internacional.

Vanessa Fajardo,
Do G1, em São Paulo
03/06/2016 - 13h49
Atualizado em 03/06/2016 - 14h49

(Foto: Leonardo Pessanha/ IMPA)
Marcelo Viana é diretor do IMPA.

O matemático brasileiro Marcelo Viana, de 54 anos, ganhou a principal premiação científica da França, o Grande Prêmio Científico Louis D. Ele é diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), instituição de pesquisa de ponta reconhecida internacionalmente, com sede no Rio de Janeiro.

A área de estudo que rendeu o prêmio ao brasileiro nascido no Rio de Janeiro é chamada de sistemas dinâmicos. A mesma que fez com que Artur Ávila ganhasse a Medalha Fields, espécie de Nobel da matemática, em agosto de 2014.

“Os sistemas dinâmicos são as equações que descrevem as intervenções nos ambientes. Com eles é possível prever as consequências do impacto de uma intervenção e buscar melhores saídas”, diz Viana, em entrevista por telefone ao G1 , com um sotaque que denuncia sua longa vivência em Portugal.

O matemático explica que a previsão do tempo, por exemplo, é baseada em sistemas dinâmicos. “É uma área de pesquisa que evoluiu muito nos últimos anos. Quando eu era criança a gente sabia que a previsão ia errar, hoje não é assim, resultado do avanço da área de sistemas dinâmicos.”

Efeito no Ensino

Viana acredita que pesquisa e educação estão estritamente ligadas e que o trabalho do IMPA pode ajudar a impactar o ensino da matemática no Brasil. “A pesquisa traduz o motor e a melhora do ensino. Todos os países que são avançados em educação são avançados em pesquisa. Mas no Brasil há um grande atraso”, afirma.

O IMPA é um órgão ligado aos ministérios da Ciência e da Educação e abriga 43 pesquisadores e 175 alunos de mestrado e doutorado. O instituto assinou, recentemente, acordo de cooperação para formação de professores e alunos em vários estados, entre eles, Acre, Rondônia e Espírito Santo. Além disso, segundo ele, tramita no Senado um projeto de lei que visa transforma os anos de 2017 e 2018 como biênio da matemática.

“Serão dois anos dedicados à matemática para ajudar a mudar o panorama do ensino e de como as pessoas veem a matemática. As pessoas não gostam, têm medo e não entendem a importância social que a matemática tem para cada cidadão e para o país que tem ambição de ser tornar uma potência econômica e tecnológica.”

Dinheiro Para Pesquisa

Viana vai receber um prêmio, no valor de 450 mil euros (cerca de R$ 1,8 milhão), dividido com o outro ganhador, francês François Labourie, da Universidade de Nice (França). Ele será entregue neste mês de junho, em Paris. O dinheiro poderá ser empregado para custear pesquisas durante cinco anos.

O prêmio é atribuído anualmente pela Academia de Ciências da França a um ou dois projetos na vanguarda da pesquisa, em qualquer área da ciência. Esta é a primeira vez que ele é concedido no campo da matemática.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 03/06/2016

Comentário: Este caro leitor é mais um exemplo de que no Brasil temos cientistas e pesquisadores de ponta dentro de nossos institutos e centros de pesquisas, sejam eles civis, públicos, militares e universitários, gente que realmente pode fazer a diferença se optarmos por construir uma verdadeira nação. É consenso de que, a administração publica, em qualquer lugar do mundo, não tem a mesma qualidade e eficiência da administração privada, e isto fica mais claro quando a própria história da humanidade registra a existência somente de três tipos de Governo, o "Péssimo", o "Ruim" e o "Menos Ruim". O “Péssimo” são aqueles governos que se baseiam num único objetivo, se beneficiar saqueando a nação, normalmente representados pelos chamados Governos Populistas tão bem conhecidos pelo povo esclarecido deste Território de Piratas. O “Ruim” são aqueles que de maneira geral tem até alguma consciência estadista, mas é composto por gente incompetente e despreparada, mas que pela boa intenção (geralmente presente devido ao entendimento do que seja CIDADANIA) consegue realizar um governo menos desastroso. Já o chamado governo “Menos Ruim”, coisa rara mas ainda existente no mundo, são aqueles que bem intencionados e mais preparados na arte de governar, buscam verdadeiramente o bem comum, o desenvolvimento de sua Sociedade em todas suas áreas, mas que por influencia de outras culturas do mundo globalizado, tem dificuldades de realizar um trabalho mais eficaz, fazendo o que é possível, e normalmente alcançando até resultados muito bons.  A construção de qualquer nação leitor passa pela total compreensão de seu povo do que seja CIDADANIA, não existe nação desenvolvida sem a formação de verdadeiros cidadãos, eles são a base de tudo, seja na administração pública ou privada. Sem cidadãos jamais deixaremos de ter Governos Péssimos, pois até mesmo em um Governo Ruim, a CIDADANIA tem de está presente. Parabéns ao matemático Marcelo Viana.

Comentários