quarta-feira, 22 de junho de 2016

Equipe do Projeto Júpiter Lançou o NABO-1 no IREC, Veja o Vídeo

Olá leitor!

A equipe do Projeto Júpiter da EPUSP postou uma nota em sua página oficial no Facebook com um vídeo do lançamento do seu Foguete NABO-1 durante as atividades do “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC 2016)” em Green River, nos EUA. Veja abaixo.

video

Segundo a equipe muitas dificuldades ocorreram nos últimos instantes do lançamento, mas mesmo assim eles conseguiram posicionar e lançar o NABO-1 (penúltimo foguete da competição) usando o motor Lazarus desenvolvido pela equipe e com o próprio propelente deles.

A decolagem foi promissora e bem estável, porém infelizmente a porta que segurava o sistema de paraquedas não aguentou o esforço e abriu antes do tempo ainda na subida. Assim sendo, o arrasto gerado por ela e pelos paraquedas abertos com o foguete a cerca de 200 m/s foi suficiente para desviar a trajetória do mesmo, estraçalhando assim o NABO-1 e lançando detritos há vários metros de distância.

Ainda segundo a nota da equipe, a correria vista no vídeo aconteceu algumas vezes durante o evento, já que foguetes despedaçados e sem paraquedas, etc... não são raros neste tipo de competição, mas apesar do aparente caos, os organizadores são muito experientes e as instruções gritadas por eles realmente foram capazes de proteger todos os envolvidos.

A equipe também demonstrou está satisfeita com o resultado obtido (apesar da falha) e com a experiência inesquecível adquirida, e aproveitou para recomendar aos interessados que participem do evento, mesmo que seja somente para assistir, não só pelos contatos que se pode obter durante o mesmo, bem como o aprendizado possibilitado por esta fantástica experiência.

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário