Diretor Científico da FAPESP Ministra Palestra para Pesquisadores do ITA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (23/06) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, realizou palestra para pesquisadores do ITA.

Duda Falcão

Notícias

Brito Cruz Faz Palestra
Para Pesquisadores do ITA

Assessoria de Comunicação Social do ITA
23/06/2016


Esta semana, o ITA recebeu o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz para ministrar uma palestra sobre as oportunidades junto à agência de fomento, para 90 autoridades, pesquisadores e professores do ITA e DCTA.

O evento aconteceu no auditório do recém-inaugurado Laboratório de Fenômenos de Transporte do ITA. Na ocasião, Brito fez um breve histórico da FAPESP e abordou as oportunidades de recursos para pesquisa, nas suas diferentes linhas de financiamento. Também apresentou a posição do ITA no que diz respeito aos recursos junto à agência e sugeriu possibilidades de ampliar os números atuais.

Brito reforçou ainda a importância das colaborações internacionais para o aprimoramento e avanço da pesquisa. Entre outros assuntos, o diretor destacou que “o foco da FAPESP hoje é alavancar o impacto social, econômico e intelectual das pesquisas em São Paulo”. Nesse sentido, a agência tem promovido convênios com a iniciativa privada e instituições internacionais.

Outro ponto importante citado por ele “é mostrar à sociedade o impacto social e econômico das pesquisas científicas”. Essa é uma tendência mundial, no intuito de divulgar e esclarecer a sociedade sobre investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Palestrante

Brito Cruz, graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin. Membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE) em 2015.

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Seu orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado; apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.



Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentários