Cientistas Se Mobilizam Para Resgatar Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (03/06) no blog do jornalista “Herton Escobar” do jornal “O Estado de São Paulo”, destacando que Cientistas se mobilizam para resgatar Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Duda Falcão

Cientistas Se Mobilizam Para Resgatar Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Herton Escobar
03 Junho 2016 | 15:18


Cientistas brasileiros estão articulando uma campanha digital pela restauração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recentemente fundido com o Ministério das Comunicações, na reforma ministerial promovida pelo governo interino de Michel Temer. Muitos estão substituindo suas fotos de perfil nas redes sociais, e até mesmo em seus currículos Lattes (a mais importante referência profissional de qualquer cientista no Brasil), por imagens com a hashtag #ficaMCTI ou #voltaMCTI.

O ex-ministro Sérgio Rezende, que no início desta semana deu entrevista ao Estado criticando a fusão dos ministérios, foi um dos primeiros a trocar sua foto na Plataforma Lattes: http://goo.gl/Be8fjE

Manifestações de rua também estão sendo programadas para este fim de semana; sábado no Rio de Janeiro e domingo, em São Paulo. Mais detalhes no Jornal da Ciência, da SBPC: http://goo.gl/0NyEjw

O novo ministro, Gilberto Kassab (ex-prefeito de São Paulo), disse esta semana que quem foi extinto foi o Ministério das Comunicações, e que a pasta de Ciência e Tecnologia, na verdade, sai fortalecida da fusão. Mas é difícil apostar nisso.

A preocupação da comunidade científica tem fundamento: É menos gente, com menos dinheiro, para fazer em um único ministério o que se fazia em dois. Essa é a conta, basicamente; e não tem como chegar a um resultado positivo. Na melhor das hipóteses, as duas áreas são prejudicadas.

Na hora de pagar as contas e distribuir recursos, qual vai ser a prioridade? Atender às demandas das empresas de TV e telefonia, que movimentam quantias imensas de dinheiro e poder; ou atender às necessidades dos pesquisadores nas universidades, cada vez mais quebradas e sucateadas? Entre dar dinheiro para pesquisar células humanas, versus construir células de telefonia celular, quem vai levar a melhor?

O presidente em exercício Michel Temer disse recentemente que está disposto a reconhecer erros e voltar atrás, quando necessário. Já voltou atrás no caso do Ministério da Cultura. Agora é a vez da Ciência.

Post atualizado às 17h15, com mais informações.


Fonte: Blog do “Herton Escobar“ - 03/06/2016 - http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar

Comentário: Bom leitor, esta talvez seja a primeira efetiva mobilização da Comunidade Científica deste país em prol da C&T Brasileira. Terá sucesso? Bom dependerá muito da coragem de seus integrantes em encarrarem de frente a bandeira da Ciência e da Tecnologia, deixando de lado preferencias pseudo partidárias tendo só um único objetivo, o desenvolvimento do Brasil. Veja o caso do ex-ministro Sergio Rezende citado nesta nota. Não vou aqui dizer que o mesmo tenha feito uma péssima gestão, pois assim estaria eu sendo leviano, isto se levarmos em conta gestões anteriores e posteriores a dele, mas posso afirmar categoricamente que em relação ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) este senhor não disse para que veio. Outra coisa que chamou a minha atenção foi a sua manifestação pública contra a fusão dos ministérios. Porque isto só ocorreu agora??? Os cinco anos de Governo DILMA foram desastrosos para C&T e não me recordo de ele ter levantado bandeira nenhuma ou dito qualquer coisa em busca de uma mudança de postura do Governo da Ogra. Então fica aqui no minimo a dúvida de que sua ação de agora possa ser motivada por questões políticas visando desestabilizar o Governo TEMER, e não verdadeiramente em defesa do setor de Ciência e Tecnologia do país. Justamente pelo seu silencio de cinco anos e por um histórico ligado a um grupo corrupto que agora começa a ser desmantelado (apenas um Galera, tenha certeza de que são inúmeros neste Território de Piratas, inclusive o Grupo do TEMER) o Blog BRAZILIAN SPACE optou por não postar a sua entrevista publicada dia 02/05 no mesmo Blog Herton Escobar.

Comentários

  1. Sinceramente não sei o que é pior ter um ministério e o mesmo ser inoperante ou sequer ter um ministério. O fato é que com Temer a comunidade científica sente se órfã. Ele aprendeu rápido com Dilma e mentiu muito, inclusive quando falou que investir em ciência e tecnologia e pensar no futuro... Cambada de enganadores!!!

    ResponderExcluir
  2. Um governo alcançado no tapetão, sem plano de governo, esta claro que esse governo é movido por interesse de certos grupos e esta fadado a cair, por isso não podemos esperar nada de extraordinário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário