Bólido Explode Sobre Varginha e Ilumina o Céu de Minas Gerais

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (30/05) no site “Apollo11.com” informando que um Bólido explodiu no início da madrugada de domingo passado (29/05) sobre Varginha e iluminou o céu de Minas Gerais.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Bólido Explode Sobre Varginha e
Ilumina o Céu de Minas Gerais

Segunda-feira, 30 mai 2016 - 08h22

Uma bola de fogo extremamente brilhante explodiu no início da madrugada de domingo no céu da cidade de Varginha, MG. O clarão foi tão forte que iluminou ruas de diversas cidades do interior de Minas Gerais.

Vídeo registrado por câmera de vigilância da rede BRAMON, mantida
pelo pesquisador Wellington Albertini, em Varginha, MG.

O Meteoro de Varginha penetrou a alta atmosfera terrestre a 00h47 de domingo e foi registrado por quatro câmeras automáticas da BRAMON - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Segundo o órgão, o meteoro penetrou a atmosfera praticamente na vertical.

A Lua Caiu do Céu

De acordo com o especialista Carlos Augusto Di Pietro, ligado à BRAMON, o meteoro atingiu a magnitude de -13.2, o que faz do Bólido de Varginha o objeto mais brilhante já capturado pela rede desde que os registros começaram. Segundo o pesquisador, o objeto foi em direção à região de Varginha com um ângulo de queda de 97º e praticamente seguiu reto em direção ao solo da região. "É como se a Lua tivesse despencado do céu", completou.

Para se ter ideia do brilho, na cidade de Oliveira, MG, onde o observatório SONEAR também mantém câmeras de monitoramento do céu, o brilho foi tão forte que produziu sombra no chão.

Bólido de Varginha

As primeiras análises orbitais mostram que o Bólido de Varginha tem origem provavelmente cometária, ou seja, pode ser um fragmento de uma esteira de partículas deixada por algum cometa. O objeto surgiu a 96 km de altitude e explodiu a cerca de 28 km do solo.

Momento em que o Bólido de Varginha explode e atinge
o pico de seu brilho sobre a cidade do mesmo nome.

Para Di Pietro, devido ao ângulo extremamente fechado da entrada, a área de dispersão dos meteoritos, caso haja, seria praticamente um círculo, diferentemente daquelas produzidas quando algum meteoro penetra a atmosfera em ângulos menores.

Estatísticas

Diariamente, a Terra é constantemente bombardeada por pequenos asteroides e outros detritos espaciais, criando uma espécie de garoa de meteoros, alguns deles muito brilhantes.


De acordo com as estatísticas, bolas de fogo tão brilhantes quanto esta que explodiu sobre Varginha e que pode chegar a -13 magnitudes acontecem a cada cinco meses.

No entanto, nem sempre essas enormes bolas de fogo são vistas. A maioria delas, cerca de 70%, cruza o céu sobre áreas inabitadas ou sobre os oceanos. A metade ocorre durante o dia, praticamente imperceptíveis devido à presença do Sol. Outra grande parte também não é vista simplesmente porque ninguém está olhando o céu naquele momento.

“Apolo11.com - Todos os direitos reservados”


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Pois é, imagine se fosse um asteroide de grandes proporções, iria tocar o solo simplesmente tirando do mapa várias cidades da região. A Natureza está avisando e como dizem os religiosos, os sinais são evidentes. Uma hora a casa vai cair em algum lugar do planeta e a especie humana, única capaz de fazer algo, continua sem um plano de ação.

Comentários