Sistemas Com Arduino Para Coleta de Dados em Minifoguetes

Olá leitor!

Segue abaixo um interessantíssimo artigo intitulado “Sistemas de Telemetria Embarcada Com Arduino Para Coleta de Dados em Um Minifoguete Experimental”, escrito pelo aluno de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR, Josenei Godoi de Medeiros (abração Godoi), publicado que foi dia (21/05) no "Blog Foguete UFPR" e que creio seja de bastante utilidade aos fogueteiros espalhados por este pais continental.

Duda Falcão

Sistemas Com Arduino Para
Coleta de Dados em Minifoguetes

Sistemas de telemetria embarcada com Arduino para
coleta de dados em um minifoguete experimental

Josenei Godoi de Medeiros*
21/05/2015

Resumo

O objetivo deste trabalho é auxiliar na decisão do uso do Arduino como elemento coletor de dados de voo para minifoguete experimental. Portanto, este trabalho apresenta os tipos de Arduino existentes que podem ser usados de forma embarcada em um minifoguete experimental, além de outros tipos de Arduino usados para testes em bancada. Serão descritas as características de cada um, bem como dos sensores usados para coleta de dados desejados. Estes sensores coletam os dados como de umidade, temperatura, altímetro e outros que forneçam dados que possam ser relevantes para a caracterização do voo ou do objetivo de coleta do mesmo. Assim são explanadas as possibilidades de cada configuração permitindo que se tenha uma visão sistêmica de cada uma e com isso auxiliar no processo decisório de implantação do mais adequado no minifoguete.


* Gruqpo de pesuisa CFD, propulsão e aerodinâmica de foguetes, Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR


Fonte: Blog “Foguete UFPR“ – 21/05/2016 – http://fogueteufpr.blogspot.com.br/

Comentários