Satélite SGDC Entra no Último Estágio de Testes na França

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial divulgada dia (17/05) pela TELEBRÁS destacando que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) entrou em seu último estágio de testes na França.

Duda Falcão

Satélite Entra no Último
Estágio de Testes na França

17 de maio de 2016


O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) entrou no último estágio de testes nas oficinas da Thales Alenia Space, na França. O satélite foi colocado na câmara de teste termo vácuo, o último passo antes da preparação do artefato para embarque para o local de lançamento pela Arianespace, na Guiana Francesa. O lançamento está previsto para a janela dezembro 2016/fevereiro 2017. Técnicos da Thales e da TELEBRAS estão envolvidos no procedimento de testes.

O Satélite Geoestacionário encontra-se em fase de testes na França, sob a supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer (51%) e TELEBRAS (49%). Em setembro de 2015, a TELEBRAS deu início à licitação das Estações de Acesso que proverão o serviço de comunicação em banda Ka. Em novembro de 2015, a TELEBRAS concluiu a parte da infraestrutura crítica do Centro de Operações (COPE) temporário em Brasília/DF e no Rio de Janeiro/RJ.

Por meio do SGDC será garantida a comunicação entre os órgãos e entidades da administração pública federal, as chamadas redes de governo. O satélite visa garantir a segurança total nas transmissões de informações estratégicas, uma vez que seu controle será realizado no Brasil em estações localizadas em áreas militares, sob a coordenação da TELEBRAS e do Ministério da Defesa.

Com o lançamento do satélite previsto para dezembro de 2016, poderão ser atendidos mais de dois mil municípios, com a oferta de serviços de acesso à internet em banda larga, em especial na região Norte do País. O SGDC também permitirá a interligação de diversos projetos estratégicos no campo da defesa, como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ) e o Sistema de Defesa Aérea (SISDABRA).


Fonte: Site da TELEBRÁS - http://www.telebras.com.br

Comentários