Satélite Brasileiro Transmite a 80 Gbps e Vai Levar Internet Para Todo o País

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (14/05) no site “Olhar Digital” destacando que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) irá transmitir a 80 Gbps e vai levar internet para todo o país.

Duda Falcão

Satélite Brasileiro Transmite a 80 Gbps
e Vai Levar Internet Para Todo o País

14/05/2016 19h00

Internet banda larga para quem não tem acesso, principalmente para as regiões mais afastadas do Brasil. Esta é a promessa do primeiro satélite de comunicação e defesa 100% nacional. O que chama atenção neste satélite é sua alta capacidade de transmissão de dados que pode chegar a incríveis 80 gigabits por segundo. Apesar da altíssima capacidade, este satélite não vai fazer qualquer diferença para quem vive nas grandes cidades e já tem acesso…

A explicação é econômica. Neste satélite, o preço do megabyte ainda é mais caro para lugares onde já existe ou seja possível construir rotas de fibra óptica para oferecer acesso à internet. De qualquer forma, existem diversos pontos no país onde não vale a pena ou é simplesmente impossível levar fibra óptica - principalmente locais onde o número de usuários é pequeno demais. Nestes casos, o satélite é a solução.

O interessante é que, em um segundo momento, satélites com capacidade de transmissão ainda maior - podendo chegar a 300 gigabits por segundo de velocidade - aí, sim, o preço do megabyte vai ser bem inferior ao da fibra; pelo menos é o que se imagina. Com esta previsão, é possível pensar em satélites que melhorem significantemente a qualidade da internet de todo o país, inclusive nas grandes metrópoles. Se animou? Calma, esta previsão é só para daqui mais 5 ou 8 anos…

A previsão de lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas é dezembro deste ano. Ele deve entrar em operação ainda no primeiro trimestre de 2017. Outra notícia boa - esta para a segurança do Brasil - é que, quando estiver em órbita, este satélite terá 30% da sua banda de uso exclusivo militar, o que vai garantir a soberania do país em transmissões de informações estratégicas.



Fonte: Site Olhar Digital - http://olhardigital.uol.com.br/

Comentário: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Comentários

  1. Não ficaria surpreso se, misteriosamente, o lançador explodisse destruindo o satélite..

    ResponderExcluir

Postar um comentário