Professor da MCGill University Lecionou no ITA Minicurso em Robótica Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (11/05) no  site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacando que foi realizado de 9 a 12 de maio no instituto um minicurso em Robótica Espacial com o Prof. Arun K. Misra da Universidade McGill, uma das mais renomadas do Canadá.

Duda Falcão

Notícias

Professor da MCGill University Leciona
Minicurso em Robótica Espacial

Assessoria de Comunicação Social do ITA
11/05/2016


O ITA recebe, de 9 a 12 de maio, a visita do professor Arun K. Misra, da universidade McGill, uma das mais renomadas do Canadá. Durante a semana, ele ministra aulas na área de robótica espacial. O professor Misra é especialista em dinâmica orbital, com foco em robótica espacial e dinâmica e controle de espaçonaves. Também é integrante da International Astronautical Federation, IAF, organização dedicada a estudar como expandir as fronteiras do espaço, bem como promover o desenvolvimento da astronáutica para fins pacíficos.

No ITA, o professor ministra o minicurso: introdução a dinâmica e controle de robôs espaciais. Trata-se de robótica espacial e é voltado para alunos de mestrado e doutorado do ITA que tenham interesse nesta área.

A oportunidade do minicurso se deu pela proximidade com o professosr Ijar Fonseca, do ITA, que também é membro do comitê internacional, da IAF. O suporte da visita é oriundo do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) - para estudos espaciais, bem como do projeto de robótica espacial, no ITA, que obteve suporte da Agência Espacial Brasileira, AEB.

Essa visita ainda visa estreitar o relacionamento com a McGill University, buscando estabelecer uma cooperação com o ITA, a fim de se oferecer oportunidade de nossos estudantes em programas de graduação e pós-graduação sanduiche no Canadá.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Hummmmm, muito interessante esta notícia. A Robótica Espacial é uma área que nas duas ultimas décadas desenvolveu-se muito e levou a humanidade a descobertas no espaço cada vez mais extraordinárias, mas que no Brasil pouco ou quase nada avançou. Tomara mesmo que desta aproximação do ITA com a Universidade McGill possa surgir algum projeto conjunto.

Comentários