Pesquisador do INPE Lança Livro Sobre Reconexão Magnética

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que Pesquisador do instituto lança livro sobre Reconexão Magnética.

Duda Falcão

Pesquisador do INPE Lança Livro
Sobre Reconexão Magnética

Com informações da Ascom ABC
Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de lançar o livro "Reconexão Magnética", em parceria com o americano Eugene Parker. A obra fornece uma visão geral das pesquisas recentes nas principais áreas de aplicação da reconexão magnética (RM), incluindo planetária, física solar, magnetosfera e astrofísica.

O livro é destinado principalmente a estudantes que estão entrando neste campo, mas também servirá como um texto de referência para os cientistas estabelecidos e pesquisadores seniores.

PhD em Física pela Universidade da Califórnia (UC) em Berkeley, em 1973, Walter Gonzalez é pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial do INPE desde 1969. Com Forrest Mozer, professor da UC Berkeley, publicou em 1974 o primeiro modelo quantitativo para reconexão magnética na magnetopausa da Terra.

Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Gonzalez é o primeiro presidente eleito da Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial, cientista visitante distinto da NASA e membro da Academia de Ciências do Peru, seu país de origem.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários