Outras Informações Sobre o Lançamento do VS-30/Orion da Austrália

Olá leitor!

Completando as informações sobre o lançamento ocorrido dia 18/05 do foguete brasileiro/americano VS-30/Orion da Base de Woomera (Woomera Test Range), localizada no Sul da Austrália, o mesmo atingiu o apogeu de 278 km de altitude e uma velocidade final de 9200 km por hora. Veja o Vídeo Abaixo.


Tudo indica que esta missão tecnológica (levou um experimento hipersônico) ocorreu desta vez com sucesso e teve como objetivo atender ao programa hipersônico internacional “Hypersonic International Flight Research Experimentation Program (HIFIRE)”, programa este liderado pela NASA, pelo AFRL (Air Force Research Laboratory) dos EUA e pelo Defence Science and Technology Organisation (DSTO) da Austrália, com a colaboração do DLR (Centro Aeroespacial Alemão).

Está foi à quarta vez que um foguete brasileiro foi usado para atender as necessidades do Programa HIFIRE (as outras foram durante as realizações das Operações HIFIRE-3, HIFIRE-5A, HIFIRE-7) esta e duas delas com o mesmo foguete VS-30/Orion, e uma delas (HIFIRE-7) com um foguete VSB-30.

Entretanto, vale lembrar também que outro experimento hipersônico australiano foi atendido em 2013 por um foguete VS-30/Orion, ou seja, o experimento da Operação SCRAMSPACE I, porém neste voo infelizmente o motor-foguete brasileiro "S-30" do primeiro estágio do foguete falhou em atingir a altitude prevista, impedindo assim a continuidade da missão. Em breve o Blog publicará um relatório desta missão, aguardem.

Duda Falcão

Comentários