Mistério: Caverna em Buraco Marciano Permanece Sem Explicação

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (24/05) no site “Apollo11.com” informando que a suposta caverna descoberta em 2011 no Planeta Marte continua sendo um mistério a ser desvendado.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Mistério: Caverna em Buraco
Marciano Permanece Sem Explicação

Terça-feira, 24 mai 2016 - 15h50

Em 2011, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, registrou uma estranha feição na superfície marciana. Poderia ser uma cratera como tantas outras, mas a presença de uma possível caverna em seu interior aumentou o mistério.


A estranha paisagem foi fotografada por acaso nas entranhas do vulcão Mons Pavonis, através da câmera de alta resolução HiRise, a bordo da sonda. O local fica no equador marciano, na região de uma cadeia de três vulcões conhecida como Tharsis Mons.

O buraco, com cerca de 35 metros de diâmetro, parece ser a porta de entrada para uma caverna subterrânea, vista parcialmente iluminada na imagem divulgada. De acordo com nota do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, responsável pela sonda, a cavidade tem aproximadamente 20 metros a profundidade, valor calculado com base no ângulo da luz incidente.

Até agora, não há consenso entre os pesquisadores sobre a origem da cratera ao redor do buraco, que não apresenta nenhum sinal da tradicional ejecta de partículas provocada pelo impacto de um meteorito.

Segundo os pesquisadores, cavernas interiores desse tipo são relativamente protegidas contra a superfície dura de Marte, o que as torna boas candidatas para abrigar algum tipo de vida marciana.

Para os cientistas, esses verdadeiros poços subterrâneos poderão ser os próximos alvos de uma nova missão a Marte ou então serem exploradas pessoalmente pelos futuros exploradores humanos.

Quem viver verá.

“Apolo11.com - Todos os direitos reservados”


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Pois é leitor, este é mais um mistério de nosso Sistema Solar a ser desvendado pelo homem, apesar de muito provavelmente ter uma explicação menos espetacular e de está bem mais próximo de ser explicado do que o objeto descoberto na superfície do Planeta Anão Plutão. Mais uma vez ponto para NASA.

Comentários