segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ministério da Defesa e Instituições de Ciência e Tecnologia Visitam CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (23/05) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que Ministério da Defesa (MD) e instituições de ciência e tecnologia visitam CLA.

Duda Falcão

Ministério da Defesa e Instituições
de Ciência e Tecnologia Visitam CLA

Publicado: 23 Maio 2016
Última atualização em 23 Maio 2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta terça-feira (17/05) a visita da comitiva do Ministério da Defesa (MD), Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão incluído a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

A visita teve por objetivo apresentar a infraestrutura e projetos da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país.

O Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, realizou uma apresentação institucional destacando o contexto atual e operações de lançamento do Centro, o histórico do programa espacial e a organização sistêmica das atividades espaciais no Brasil.

Na sequência, os visitantes conheceram o Centro de Controle, onde ocorre coordenação das operações, estações de Telemedidas e Meteorologia e Radar Adour, seguindo para o Setor de Preparação e Lançamento (SPL), Prédios de Segurança, Depósito de Propulsores, Centro de Controle Avançado (CAV), e a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), principal foguete de desenvolvimento nacional. Ao término da visita, a comitiva conheceu as instalações do novo Posto Médico e as obras da Escola Caminho das Estrelas, que será inaugurada na segunda quinzena de junho.

“A visita ao CLA ampliou novos horizontes a respeito do Programa Espacial Brasileiro, do potencial que Brasil tem desenvolvido através de pesquisas e estudos aeroespaciais. O Centro tem grande capacidade e infraestrutura para alavancar este programa com sucesso”, relata o Chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, Ronaldo Carmona.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário