Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) Faz Programação Especial Para Visitantes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (20/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) faz programação especial para visitantes durante a Semana de Museus.

Duda Falcão

SEMANA DE MUSEUS

Memorial Aeroespacial Brasileiro Faz
Programação Especial Para Visitantes

Localizado em São José dos Campos, unidade promove
ciência e tecnologia desenvolvida no Brasil

DCTA
Agência Força Aérea
Publicado: 20/05/2016 - 08:15h


O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na cidade São José dos Campos (SP), recebeu seus visitantes com uma programação diferenciada durante a semana, tendo em vista o Dia Internacional de Museus comemorado no dia 19 de maio.

As atividades no MAB se iniciaram no último sábado (14) com a visita do Clube Juvenil 14 Bis, uma entidade sem fins lucrativos criada por pais e educadores. O grupo desenvolve o trabalho de criação de aeromodelos com isopor, a fim de desenvolver a habilidade manual, paciência e concentração das crianças. A atividade denominada Revoada, que consiste no lançamento dos aviões e foguetes projetados foi realizada no espaço do memorial.

Além disso, o memorial recebeu a visita dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Enoch Garcia Leal, localizada na cidade de Guaíra – SP. Os estudantes e professores foram recebidos pela Banda de Música do DCTA, sob a regência do 1º Ten Músico Esmeraldino da Silva Nascimento e na seqüência conheceram a história do DCTA e suas unidades, além da parte de Defesa e Espaço exposta no MAB.


Para a Professora de Ciências Maria Eliza Nogueira Beraldo - que acompanhou os alunos – com a visita o interesse deles pela área de Ciência e Tecnologia só tende a aumentar. “Acredito que tudo o que foi dito e visto irá ampliar a visão dos alunos, uma vez que não imaginavam a dimensão do que o país desenvolveu e vem desenvolvendo no setor aeroespacial ao longo dos anos. É um momento único em que evidencia na prática o que veem na sala de aula”.

O projeto Arte com Reciclável, fundado pelo técnico em eletrônica e funcionário do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Gilberto Vieira Mendes, também fez parte da programação do Dia Internacional de Museus. A iniciativa, que se iniciou em 2011 com um trabalho escolar da filha, se tornou um dos trabalhos mais reconhecidos pela região. “A ideia é estimular as pessoas a pensarem diferente para que tenhamos resultados variados. O projeto objetiva promover a educação por meio da criatividade levando a conscientização e melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente”, afirma.

Construído sob quatro pilares: arte, educação ambiental, ensino à ciência, ação social, atualmente o acervo possui mais de 500 peças criadas com o uso de lixo eletrônico e conta com o apoio do DCTA, ITA, universidades federais e empresas privadas. O projeto possui quatro ênfases: 

Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB )

Localização: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n – Parque Martim Cererê – São José dos Campos (SP)

Horários de funcionamento: Terça a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 16h; e as sextas-feiras das 8h às 12h, para escolas (ensino fundamental, médio, superior), instituições, grupos, delegações, etc. Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. Fechado às segundas-feiras para visitação.

Telefone de contato: (12) 3947-7844.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários