INPE Sedia Conferência Internacional Sobre Ciências Não Lineares e Complexidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o instituto sediará de 16 a 20 de maio conferência internacional sobre Ciências Não Lineares e Complexidade.

Duda Falcão

INPE Sedia Conferência Internacional Sobre
Ciências Não Lineares e Complexidade

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

De 16 a 20 de maio, especialistas em Ciências Não Lineares e Complexidade se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para a NSC 2016 – 6th International Conference on Nonlinear Science and Complexity.

Estarão em foco as mais recentes descobertas e progressos nos estudos e tecnologias relacionados à Ciência Não Linear e Complexidade, cuja aplicação se estende da análise de séries temporais para monitoramento de fenômenos meteorológicos, mudanças ambientais globais, passando pela geofísica e sistemas espaciais, a redes complexas e dinâmica neural.

Pela primeira vez realizado nas Américas, o evento apresenta os fundamentos, teorias da fronteira do conhecimento e técnicas inovadoras, também nas áreas de aplicações, além de estimular pesquisas relacionadas à Ciência Não Linear e Complexidade.

Atualmente existem no Brasil alguns centros de referência neste campo do conhecimento, como o Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do INPE.

"A contribuição dos grupos brasileiros tem aumentado tanto na quantidade quanto na qualidade. A respeitabilidade dos trabalhos produzidos no Brasil vem crescendo de forma substancial aos olhos da comunidade internacional", diz Elbert E. N. Macau, pesquisador do LAC/INPE que coordena a NSC 2016. "Isso fez com que o comitê internacional que responde pela conferência tivesse sua atenção dirigida para nosso país, desejando ter uma edição do evento no Brasil".

A conferência apresentará princípios e teorias fundamentais, abordagens analíticas e simbólicas, técnicas computacionais e matemáticas associadas à análise e ao controle de fenômenos não lineares.

Entre os tópicos principais, destacam-se: Análise de Séries Temporais; Análise e Controle de Sistemas Dinâmicos Não Lineares e Aplicações; Bifurcações e Aplicações; Caos e Fenômenos Não Lineares Globais; Controle em Sistemas Complexos; Dinâmica Fracional e Aplicações; Dinâmica Não Linear de Sistemas com Dimensão Infinita; Dinâmica Não Linear em Ciências Térmicas e em Fluidos; Dinâmica Não Linear em Geofísica; Dinâmica Não Linear em Lasers; Dinâmica Não Linear e Sistemas Complexos; Mecânica Celeste e Dinâmica Orbital; Modelagem, Simulação Numérica e Otimização; Redes Complexas; Sincronização em Sistemas Não Lineares; Sistemas Dinâmicos Descontínuos; Sistemas Dinâmicos Discretos; e Sistemas Não Lineares e Dinâmica Neural.

Mais informações: www.inpe.br/nsc2016


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários