INPE e Academia Chinesa de Ciências Avaliam Atividades de Laboratório Conjunto de Clima Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o instituto e Academia Chinesa de Ciências avaliaram atividades de laboratório conjunto de Clima Espacial.

Duda Falcão

INPE e Academia Chinesa de Ciências
Avaliam Atividades de Laboratório
Conjunto de Clima Espacial

Terça-feira, 10 de Maio de 2016

Dirigentes e pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS), do Observatório Astronômico de Xangai (SHAO) e do Centro Nacional Chinês para Ciência Espacial (NSSC) estiveram em 3 de maio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Durante a visita, foram discutidas atividades em prol do China-Brazil Joint Laboratory for Space Weather. Instalado em agosto de 2014 na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), o laboratório conjunto tem fomentado a cooperação entre o Brasil e a China em pesquisa, desenvolvimento científico e formação de recursos humanos.

Entre as ações em curso por meio desta parceria, destaca-se o estabelecimento, na região Sul do Brasil, de um Observatório do Clima Espacial.

Por ocasião da visita, o INPE e as instituições chinesas também manifestaram interesse em explorar novos setores de cooperação na área de ciências atmosféricas, monitoramento de lixo espacial, entre outros, bem como o intercâmbio de cientistas entre os dois países e a formação de pós-doutorandos.

Foi proposta ainda a realização de workshop científico no âmbito do China-Brazil Joint Laboratory for Space Weather. Além de INPE e CAS, o evento teria a participação de outros institutos de pesquisa e universidades do Brasil e da China, com o objetivo de estender a parceria em áreas de interesse mútuo.

Leonel Perondi, diretor do INPE, e Tan Tieniu, vice-presidente
da Academia Chinesa de Ciências, assinam ata da reunião
em São José dos Campos.
Grupo de dirigentes e cientistas do INPE e instituições
chinesas que participou da reunião.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários