Índia Testa Ônibus Espacial em Miniatura

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma matéria (um pouco mais completa) sobre o bem sucedido voo da nave espacial reutilizável indiana RLV, esta postada hoje (25/05) no site “Inovação Tecnológica”.

Duda Falcão

ESPAÇO

Índia Testa Ônibus Espacial em Miniatura

Redação do Site Inovação Tecnológica
25/05/2016

[Imagens: ISRO]
Este primeiro protótipo não possuía trem de pouso, e seu objetivo
era testar as tecnologias de reentrada e navegação.

Nave Reutilizável

A Índia testou com sucesso o primeiro protótipo de uma nave espacial de múltiplos usos.

O RLV, sigla em inglês para Veículo de Lançamento Reutilizável, parece uma versão em miniatura dos antigos ônibus espaciais norte-americanos e da nave não-tripulada X-37B.

Com 6,5 metros de comprimento, o protótipo tem o mesmo diâmetro do foguete HS9, o que permite que ele seja encaixado no topo do foguete, como uma carga útil normal.

Após um voo de 91,1 segundos, o foguete liberou o RLV a uma altitude de 56 km. Por contra própria, a pequena nave ascendeu até os 65 km, o que é abaixo do limite de 100 km, considerado a fronteira do espaço, mas alto o suficiente para testar o voo em velocidade hipersônica e o sistema de navegação e descida.

Teste de Reentrada e Navegação Autônoma

A nave é encaixada no topo do foguete, como os satélites de comunicação.

Após o desligamento dos motores, começou o teste para valer da nave experimental, que começou com uma "reentrada" na atmosfera baixa a uma velocidade de Mach 5 - cinco vezes a velocidade do som.

Durante a descida, todo o sistema de controle de voo funcionou corretamente, fazendo com que a nave descesse em um zigue-zague suave, o que necessário tanto para seu direcionamento para a pista de pouso, quanto para reduzir sua velocidade.

O primeiro voo não previa um pouso em terra e nem a recuperação da nave: depois de um voo de 12,8 minutos, o RLV mergulhou no ponto previsto na Baía de Bengala, a 450 km do local de lançamento.

Tecnologias Críticas

De acordo com ISRO, a agência espacial indiana, "neste voo, tecnologias críticas, como o sistema autônomo de navegação, orientação e controle, o sistema de proteção térmica reutilizável e o gerenciamento da reentrada foram validados com sucesso".
A expectativa é que o segundo protótipo já conte com um trem de pouso que permita testar a descida da nave em um aeroporto comum.

Uma empresa privada norte-americana, a Sierra Nevada, possui um protótipo de micro-ônibus espacial tripulado, chamado Dream Chaser, mas ele tem sido preterido pela NASA em benefício das naves das naves CST, da Boeing, e Dragon, da SpaceX.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Simplesmente fantástico, veja neste exemplo leitor como um país que trabalha com seriedade e comprometimento pode alcançar resultados extraordinários, mesmo com poucos recursos. A Agência Espacial Indiana (ISRO) é um grande exemplo disto, e vem nos últimos anos realizando feitos como este e como a sonda espacial enviada por eles ao Planeta Marte. A Índia hoje eu arriscaria dizer que está mais próxima de realizar uma missão tripulada ao espaço por seus próprios meios (como a China, os EUA e a Rússia) do que, por exemplo, o Japão ou mesmo a Europa. Está ai leitor mais uma exemplo de uma Agência Espacial séria e comprometida em apresentar resultados concretos e não fantasias para a sua Sociedade, né verdade Sr. Braga Coelho???? Aproveitamos para agradecer publicamente ao jovem Diego Moro, aluno da UFPR, pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. Lamentável não temos nada de concreto, apenas promessas. Enquanto isso os outros países crescem e desenvolvem a passos largos. E ainda pagamos salários enormes para aquele crime organizado que está no congresso: senadores, deputados, ministro etc...
    Uma geração inteira sem esperança na terra de ninguém!!

    ResponderExcluir
  2. " A Índia hoje eu arriscaria dizer que está mais próxima de realizar uma missão tripulada ao espaço por seus próprios meios " , parabéns Índia, é assim que si faz ! , quando tem força de vontade e orgulho em ser um patriota, chega a resultados maravilhosos, avante Índia, mostre seu Valor a todos, que é possível sim chegar a um objetivo com sucesso, queria que a nossa FAB estivesse tão avançada como nessa demonstração do seu Governo, parabéns e sempre Avante a outros sucessos, sempre e sempre !

    ResponderExcluir

Postar um comentário