Especialistas Atestam Qualidade das Imagens do CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que durante a Revisão Final de Comissionamento do CBERS-4, realizada nesta quarta-feira (11/05), especialistas atestaram a qualidade das imagens do Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

Especialistas Atestam Qualidade
das Imagens do CBERS-4

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

A qualidade das imagens obtidas pelas câmeras do satélite sino-brasileiro foi atestada durante a Revisão Final de Comissionamento do CBERS-4, realizada nesta quarta-feira (11/5) na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O CBERS-4 é o quinto satélite do Programa CBERS e conta com quatro câmeras, duas brasileiras (MUX e WFI) e duas chinesas (PAN e IRS). A multiplicidade de sensores torna o CBERS-4 capaz de atender a diversas aplicações, como monitorar desmatamentos, queimadas, o nível de reservatórios, desastres naturais, a expansão agrícola e o desenvolvimento das cidades, entre outras.

“Os principais objetivos da Revisão foram avaliar a qualidade radiométrica e geométrica das câmeras e disponibilizar o satélite para a operação de rotina”, informa Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, que coordena o Segmento Espacial do Programa CBERS.

Os resultados do período de comissionamento foram avaliados por um Comitê Revisor, que considerou não haver qualquer impedimento para a operação de rotina do CBERS-4.

É chamada de comissionamento a primeira fase de funcionamento em órbita de um satélite, quando seus equipamentos e subsistemas passam por testes e ajustes. Mesmo antes do final do comissionamento, o INPE já vinha disponibilizando as imagens do CBERS-4 no catálogo online.

“Os usuários têm nos dado retorno positivo sobre o uso das imagens”, comenta João Vianei Soares, coordenador do Segmento de Aplicações do Programa CBERS. “Imagens da câmera brasileira MUX foram usadas para avaliar a extensão do desastre em Mariana, por exemplo. A resolução da PAN é ótima para estudos urbanos. A câmera WFI, com 65 m de resolução e quase 900 km de faixa, revisita o mesmo alvo a cada 5 dias , com excelente qualidade tanto geométrica quanto radiométrica, e já está em uso nos projetos DETER e PRODES. A IRS também podem atender a diferentes usos. Cada câmera possui um nível de resolução capaz de gerar imagens no detalhamento necessário conforme a aplicação”.

A Revisão Final de Comissionamento do CBERS-4 contou com a presença do diretor do INPE, Leonel Perondi, e dos coordenadores dos segmentos Espacial, de Aplicações e de Controle do Programa CBERS, além de especialistas do Instituto e da AMS Kepler Engenharia de Sistemas, responsável pelo software utilizado no processamento das imagens do satélite.

Lançado em dezembro de 2014, o satélite CBERS-4 é resultado do esforço pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no país. Mais informações sobre o Programa CBERS (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite) estão disponíveis na página www.cbers.inpe.br

Reunião sobre o fim do comissionamento aconteceu
no auditório do IAI, em São José dos Campos.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários