domingo, 22 de maio de 2016

Equipe da UFABC Obtém 1º Lugar em Categoria do III Festival de Minifoguetes de Curitiba

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (19/05) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” dando destaque a participação da "Equipe URD" de fogueteiros desta universidade durante a realização do III Festival de Minifoguetes de Curitiba, realizado em abril passado.

Duda Falcão

Equipe da UFABC Obtém 1º Lugar em Categoria
do III Festival de Minifoguetes de Curitiba

Assessoria de Comunicação e Imprensa
19/05/2016


A UFABC Rocket Design, equipe de alunos da Universidade que projeta foguetes, venceu o III Festival de Minifoguetes na categoria E, na qual competem modelos experimentais com motores entre 20 e 40 N.s, no último dia 25, em evento realizado em Curitiba. A vitória veio depois que o foguete atingiu 564 metros acima do nível do solo.

O projeto vencedor, batizado pelos estudantes da UFABC de Eirapuã II A, contou com melhorias em relação ao seu antecessor, o Eirapuã I, campeão da categoria em 2015. A fuselagem e as empenas foram construídas em fibra de carbono. A coifa e os conectores foram impressos em 3D e em plástico PLA (Poli Ácido Lático). A partir da leitura de dados desenvolvida pela equipe, foi possível definir a altitude máxima alcançada pelo foguete.

Em depoimento, os integrantes da equipe relacionaram a conquista ao projeto pedagógico da Universidade, mencionando que "projetar e construir foguetes são atividades absolutamente interdisciplinares". "Muitos dos conceitos aprendidos em diversas disciplinas da graduação, principalmente do Bacharelado em Ciência & Tecnologia, são necessários para o desenvolvimento do trabalho, como tópicos de física em geral, aerodinâmica, ciência dos materiais, programação etc", explicaram.

A UFABC Rocket Design conta com o apoio e suporte da coordenadora da equipe, a professora Marina Sparvoli de Medeiros, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com potencial para aprimorar os projetos.

Enquanto vislumbra obter vitórias no festival do ano que vem com o Eirapurã III, a Rocket Design elabora a participação em eventos no exterior. "Atualmente, o foco da equipe é o projeto Tupã II, que desenvolve um foguete de classe M (com impulso entre 5120 e 10200 N.s), capaz de levar uma carga útil de 5 kg, com apogeu estimado em 3000 metros", revelou o depoimento. "Com o novo foguete, esperamos defender o nome da UFABC em competições nacionais, como a COBRUF, e internacionais, como a IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition) em 2017, realizada nos Estados Unidos".

Representantes em Curitiba:

Alexandre Goulart,
Beatriz Morata,
Érica Motta,
Gabriel Lopes Yamato,
Marcio Ribeiro da Silva,
Matheus Boccaletti de Paula,
Saulo Jacção Rosa,
Tiago Augusto Bittencourt,
Rebecca Travaglia, e
Victor Faria.

Demais Participantes do Projeto:

Bruno Bigliazzi,
Bruno Focassio,
Caroline Satye,
Clara Bauli,
Flávia Lobo,
Gabriel Bravim Furlan,
Gabriel Cajueiro,
Glauco Dantas,
Heitor Rodrigues,
Henrique Cunha,
José Gustavo Santiago,
Laura Niehues,
Luan Henrique Glasser,
Tiago Moura,
Victoria Arantes,
Vinicius Riemma, e
Wesley Carvalho.


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Na realidade leitor durante o evento eu tive muito pouco contato com esses alunos da "Equipe URD" da UFABC, mas pude observar de longe e com satisfação a dedicação e organização demonstrada por eles, dedicação que os levou a serem premiados. Vale dizer que de minha parte sempre achei que a equipe da UFABC seria a segunda equipe universitária a representar o Brasil no IREC (coisa que coube à equipe da EPUSP), até porque me recordo que tempos atrás uma equipe de fogueteiros da UFABC estava buscando esse objetivo com afinco, e vou ficar na torcida para que (como citado na nota acima) este objetivo não tenha sido colocado de lado. Sucesso sempre UFABC.

2 comentários:

  1. Duda, o grande problema para participar da IREC são os custos envolvidos no transporte de pessoal. No caso do ITA, eles recebem doações da FIESP. No da EPUSP, eles recebem doações do Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

    A UFABC Rocket Design luta diariamente para conseguir recursos para as atividades. Podemos citar que foi de dentro da UFABC que a Competição Brasileira Universitária de Foguetes foi criada e idealizada.Também, podemos citar os projetos dos foguetes Boitatá e do Festival de Curitiba.

    Esperamos que novidades ótimas sejam dadas em breve a vocês.

    Calvin Souto Trubiene
    Quinto ano de Eng. Aeroespacial/UFABC

    (Este comentário representa apenas a opinião do autor e não da equipe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Calvin!

      Valeu jovem amigo pelas explicações e ficarei na torcida por vocês. Bola pra frente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir