Delegação de Moçambique Conhece Programas de Capacitação e de Monitoramento Por Satélites de Florestas e Queimadas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que Delegação de Moçambique conhece programas de Capacitação e de Monitoramento Por Satélites de Florestas e Queimadas.

Duda Falcão

Delegação de Moçambique Conhece Programas
de Capcitação e de Monitoramento Por
Satélites de Florestas e Queimadas

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

Entre as ações de intercâmbio da “Cooperação Sul-Sul: Brasil e Moçambique”, promovidas pelo Banco Mundial, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebeu nesta sexta-feira (13/5) uma delegação do país africano interessada em conhecer as atividades de monitoramento por satélites de florestas e de queimadas.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, recebeu representantes da Unidade de Gestão de Fundos Internacionais do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) de Moçambique, bem como especialistas nas áreas de Gestão de Recursos Naturais, Florestas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Banco Mundial do Brasil e de Moçambique.

Alberto Setzer e Dalton Valeriano, coordenadores dos programas de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais e de Monitoramento da Amazônia, mostraram as atividades e tecnologias desenvolvidas pelo INPE que são fundamentais na contenção do desmatamento para proteger a biodiversidade e frear alterações no clima.

A delegação também assistiu a apresentação de Alessandra Gomes, chefe do Centro Regional da Amazônia, sobre “Capacitação em Monitoramento de Florestas: atuação na África”.

O grupo ainda visitou as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace).


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários