CLA Sedia Encontro Que Define Atividades Espaciais no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/05) no site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) destacando que o centro está sediando a partir de ontem (02/05) até o final da semana a primeira edição do ano da Reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL1/ 2016).

Duda Falcão

CLA Sedia Encontro Que Define
Atividades Espaciais no Brasil

Publicado: 03 Maio 2016
Última atualização em 03 Maio 2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebe nesta segunda-feira (02/05) a primeira edição do ano da Reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL1/ 2016).

Durante uma semana, especialistas da área espacial do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e dos Centros de Lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI) irão discutir os próximos passos da atividade espacial.

Ao decorrer da semana de reunião, assuntos relacionados aos futuros lançamentos para os anos de 2017 e 2018, programa microgravidade, apresentações abordando os Veículos Lançadores de Satélites  em desenvolvimento ou em fase de estudos no IAE, incluindo os Projetos VLM-1 e VS-50, atual situação do cronograma para o lançamento do VSB-30 com carga útil MICROG-2 na Operação Rio Verde, foguetes de treinamento (FOGTREIN) com os lançamentos dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Intermediário (FTI).

A atualização das obras inauguradas do CLA com impactos em lançamentos futuros também será um tema abordado, bem como, a 1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) da Operação Rio Verde. Ao término do GIL, um relatório final será produzido com conclusões e sugestões visando orientar as ações na área espacial em médio prazo.

Para o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, a reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento irá propor adequações que norterão melhorias e avanços na Área Espacial Brasileira.

GIL

O Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) é regulado pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 60-1 e se reúne até três vezes ao ano para discutir, dar encaminhamentos e propor soluções para o andamento da atividade espacial no Brasil. Além do presidente, fazem parte do grupo integrantes do DCTA, AEB, IAE, IFI e dos Centros de Lançamentos em território nacional.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Infelizmente leitor em minha opinião essa notícia não é garantia de nada, nem mesmo da tal Operação Rio Verde do programa Microgravidade da AEB prevista tempos atrás para se realizar em 2016. Por diversas vezes cansei de avisar através do Blog (fiz até pessoalmente a certo brigadeiro) que tivesse muito cuidado na divulgação das notícias relacionadas com as atividades do IAE (uma palavra conjugada no verbo certo, uma virgula colocada no lugar certo, por exemplo, fazem uma diferença enorme, podendo até mesmo estabelecer responsabilidades de forma sutil ou não), evitando assim de entrar na ciranda propagandista e fantasiosa do governo e de sua agencia de brinquedo, mas infelizmente não me ouviram, e hoje a credibilidade publica do DCTA/IAE está abaixo de zero. Portanto aos mais ingênuos aviso, se eu fosse você não geraria grandes expectativas.

Comentários