‘Arranjo Esdrúxulo’, Diz o Senador Cristovam Buarque Sobre Fusão de Ministérios

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (17/05) no site do jornal “O Globo” destacando que para o Senador Cristóvam Buarque (PPS-DF) a junção da Ciência e Tecnologia com o antigo Ministério das Comunicações foi um ‘Arranjo Esdrúxulo’ e visa fortalecer ministro.

Duda Falcão

CIÊNCIA

‘Arranjo Esdrúxulo’, Diz Cristovam
Buarque Sobre Fusão de Ministérios

Para senador, junção da Ciência e Tecnologia com Comunicações visa fortalecer ministro

Por Sérgio Matsuura
17/05/2016 15:45
Atualizado 17/05/2016 15:52

Foto: Jorge William / Agência O Globo
O Senador Cristovam Buarque (PPS-DF) votou pela
abertura do processo de impeachment na Casa.

RIO — A fusão dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações foi duramente criticada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), conhecido por suas posições em favor da educação e do desenvolvimento científico e ex-presidente da comissão da Casa sobre o tema. Para o parlamentar, a medida adotada pelo presidente interino, Michel Temer, é um “arranjo esdrúxulo, que não vai dar bons resultados” e uma forma de “aumentar o cacife” do novo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD).

— Eu sou absolutamente desfavorável a essa mudança. Considero um erro. Eu já defendi a junção do Ministério da Ciência e Tecnologia com o Ensino Superior, mas com comunicações me pareceu um arranjo esdrúxulo, que não vai dar bons resultados — criticou Buarque. — Eu cheguei a fazer essa sugestão a um dos senadores que é ligado ao Temer. Mas em vez de trazer a universidade, trouxe as rádios e televisões. Acho que foi uma decisão política para fortalecer o Kassab. Não vejo onde está a preocupação e lógica para fortalecer a ciência e a tecnologia.

medida foi criticada por entidades ligadas à comunidade científica, que apontaram a incompatibilidade das duas agendas e a sinalização de que o setor de pesquisas ficaria em segundo plano na nova gestão, visão compartilhada pelo senador:

— Basta dizer o seguinte: o ministro vai ficar voltado grande parte do tempo para as comunicações, que o ocupará muito mais. Então, os nossos cientistas e institutos de pesquisa vão ficar relegados. Nenhuma dúvida — disse. — Mesmo se colocar dois bons secretários, um para ciência e tecnologia e outro, para comunicações. Muito bem, o secretário de ciência e tecnologia vai ficar subordinado a uma pessoa que não é da área. E eu seria contra a junção mesmo que o ministro fosse um cientista. Mas no caso, nem cientista é. É um político.

Segundo Buarque, a reforma ministerial que alterou áreas sensíveis, como a comunidade científica e a cultura, pode gerar uma onda de insatisfação e causar problemas ao governo interino. Questionado se isso poderia alterar o posicionamento de parlamentares no julgamento do processo de impeachment, o senador disse não saber.

— É uma boa pergunta. Se a gente ficar restrito à razão do impeachment, que é o crime de responsabilidade, não deve influir, mas eu não sei — disse o senador. — Eu até li uma matéria sobre os arrependidos de votarem pela aceitação do processo, que me incluía. Eu não considero um arrependimento, mas uma questão de ser crítico.


Fonte: Site do Jornal o Globo - http://oglobo.globo.com

Comentários