Aberta Votação Para Escolha de Imagem Para Logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (04/05) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que foi aberta votação para escolha de imagem para logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Duda Falcão

Aberta Votação Para Escolha de Imagem
Para Logomarca da Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia

ASCOM do MCTI
Quarta-feira, 04 de Maio de 2016

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu nesta semana uma votação online para a escolha do desenho que vai inspirar a logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016), que ocorre de 17 a 23 de outubro, com o tema "Ciência alimentando o Brasil". A votação será encerrada às 14h da próxima segunda-feira (9).


Seis imagens foram selecionadas entre 502 recebidas no concurso para definição da identidade visual para a SNCT 2016. Uma Comissão de Avaliação formada por professores e profissionais de comunicação seguiu os critérios estabelecidos no edital – originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação – para selecionar 60 trabalhos.

Segundo o diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, a comissão analisou essas 60 propostas com maior detalhamento. "Os sete avaliadores deram notas, dentro de um conjunto de características e parâmetros, e cruzamos os resultados a fim de ranquear os trabalhos", informa. "Dos seis melhores desenhos, cinco são de alunos do ensino médio e um da segunda fase do ensino fundamental."

Os seis finalistas são Amanda da Silva Rodrigues, de Brasília; Gabriela Barbosa Rêgo, de Betim (MG); Guilherme Mateus do Nascimento, de Guiratinga (MT); Lara da Silva Guzzo, de Cariacica (ES); Vitor Emanuel Honorio Silva, de Vitória (ES); e Vitória Aparecida Amaral Silva, de Contagem (MG).

Inspiração

Falcão destaca que a imagem escolhida servirá de referência para a identidade visual da SNCT 2016, impressa em cartazes, painéis e panfletos distribuídos em todo o país. "O desenho vencedor não será automaticamente aplicado ao material de divulgação, mas vai inspirar a logomarca oficial, a ser desenvolvida ainda em maio, sem deixar de lado a essência da ideia mais votada", explica.

Como premiação, o campeão da disputa ganhará um notebook doado pela empresa Positivo Informática. Já os seis finalistas, de acordo com o diretor do MCTI, receberão certificados e um kit de conteúdo científico.

Ainda nesta semana, o portal da SNCT deve publicar os 10 melhores colocados do ranking em cada uma das três etapas da educação básica, "com objetivo de mostrar à população que houve outros desenhos, para que boa parte das escolas que participaram possam se ver refletidas no processo".

Encontro

Organizadores regionais da SNCT em todo o Brasil devem participar de um encontro anual em 18 e 19 de maio, no auditório do MCTI, em Brasília. "A ideia principal é avaliar a Semana Nacional 2015, que alcançou mais de 1.000 municípios, e apresentar e explorar a temática da edição 2016", antecipa Douglas Falcão. "Será um evento aberto a qualquer pessoa, professor ou representante institucional que queira conhecer a SNCT e nos ajudar nessa empreitada."

Órgão do MCTI, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem participado das edições da SNCT todos os anos, mostrando os benefícios que o acesso ao espaço traz para o nosso cotidiano. Em 2015, o INPE realizou em São José dos Campos (SP) uma série de atividades no Parque Vicentina Aranha, no Centro da Juventude e nas instalações do próprio Instituto.

Mais informações: semanact.mcti.gov.br/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários