Editais Financiarão Workshops Para Pesquisadores do Brasil e Reino Unido

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada ontem (27/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que Editais financiarão Workshops para pesquisadores do Brasil e Reino Unido.

Duda Falcão

Editais Financiarão Workshops Para
Pesquisadores do Brasil e Reino Unido

Agência Gestão CT&I
27/04/2015


O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em conjunto com o Conselho Britânico, abriu duas chamadas públicas destinadas a financiar cursos para pesquisadores do Brasil e do Reino Unido em diferentes áreas do conhecimento. Os editais vão apoiar a realização de workshops para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica e pesquisa. Os interessados tem até 27 de junho para se inscreverem.

O objetivo da primeira chamada pública é capacitar pesquisadores brasileiros a publicar artigos em língua inglesa para melhorar a internacionalização da pesquisa nacional. Os pesquisadores recrutados para participar dos workshops deverão ser estudantes de doutorado, pós-doc ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação). Os candidatos devem submeter uma proposta para que sua instituição seja sede de um curso para treinar no mínimo 20 cientistas em qualquer disciplina ou área multidisciplinar.

No segundo edital, o pesquisador brasileiro que quiser coordenar um workshop deve ser ligado a uma universidade, instituição ou centro de pesquisa (públicos ou privados sem fins lucrativos). A proposta deve ser submetida em conjunto com um parceiro britânico, que virá ao Brasil para ministrar a oficina. Os cursos serão coordenados por pesquisadores seniores reconhecidos nas mais diversas áreas: agricultura, clima e meio ambiente, energia renovável e energia limpa, educação, saúde, entre outras.

No primeiro edital, o Conselho Britânico financiará a realização dos workshops, e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) oferecerão contrapartida no valor de R$ 12,5 mil por curso. Já na segunda chamada pública, cada workshop terá apoio do Fundo Newton no valor de até 42 mil libras, com contrapartida financeira determinada pela FAP de seu estado.

Para mais informações, confira os editais completos neste link e neste link.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários