CLA Recebe Visita do Novo Diretor-Geral do DCTA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (08/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu a visita do novo Diretor-Geral do DCTA.

Duda Falcão

CLA Recebe Visita do
Novo Diretor-Geral do DCTA

Publicado: 08 Abril 2016
Última atualização em 11 Abril 2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu na última terça e quarta-feira (5 e 6/4) a visita do Tenente Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral,  que assumiu no último mês de março a Direção-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A visita teve por objetivo apresentar ao novo Diretor-Geral do DCTA, informações referentes às atividades da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2015 e perspectivas para o ano corrente para o Centro.

Ao início das atividades, o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, realizou um briefing institucional de apresentação do Centro, abordando o panorama atual do setor espacial no mundo, o histórico das atividades espaciais no país, meios disponíveis e últimos avanços implementados no CLA para o lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, principais operações de lançamento já realizadas pelo Centro e perspectivas para os próximos anos relacionadas ao CLA e ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Na sequência, o Diretor-Geral do DCTA, conheceu o Centro de Controle, onde é feita a coordenação de todas operações de lançamento e as estações de Meteorologia, Telemedidas e Radar Adour, localizadas no Setor de Comando e Controle (SCC). No Setor de Preparação e Lançamento (SPL), o oficial general visitou os Prédios de Segurança, Depósito de Propulsores, Preparação de Carga Útil e Preparação de Propulsores, onde é feito o controle de acesso de pessoal e, armazenamento e preparação de motores-foguetes e dos módulos em que são embarcados satélites e experimentos científicos e tecnológicos. Ainda no SPL, no roteiro da visita foi percorrido o Centro de Controle Avançado (CAV), edificação na área de lançamento que abriga em segurança a equipe responsável pela montagem, integração e transporte dos foguetes para o Lançador Universal e a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), principal foguete de desenvolvimento nacional.


No último dia da visita, o Tenente Brigadeiro do Ar Egito conheceu as agrovilas do Marudá e Peru, situadas nas imediações do CLA e que foram construídas na década de 80 pelo então Ministério da Aeronáutica para abrigar as famílias nativas realocadas por ocasião da implantação da unidade da FAB na península alcantarense. As instalações da Área de Apoio ao Centro de Lançamento (AACL) também foram visitadas. Dentre elas, a Área de Treinamento com Fogo do Pelotão Contra-Incêndio (PCI), o novo Posto Médico, inaugurado há três meses em janeiro passado e as construções da nova sede da Escola Caminho das Estrelas, com previsão de término ainda para este ano, e que deve ter sua capacidade de atendimento triplicada para 300 estudantes do ensino fundamental. A instituição sob administração do Centro é responsável por ministrar a educação básica do 1º ao 9º ano aos dependentes de militares e servidores civis, além de receber alunos oriundos da comunidade local. Na AACL, foram visitados ainda a atual sede da ECE e a Vila Militar Tapireí, onde residem os militares e servidores civis pertencentes ao efetivo do CLA em Alcântara.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários