Centro Regional da Amazônia do INPE Recebe Delegação Francesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Centro Regional da Amazônia do INPE receberá nesta sexta-feira (15/04) uma Delegação Francesa.

Centro Regional da Amazônia
Recebe Delegação Francesa

Quinta-feira, 14 de Abril de 2016


O Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém, recebe nesta sexta-feira (15/4) uma delegação da França composta por auditores do Institut des Hautes Etudes pour la Science et la Technologie – IHEST (Instituto de Estudos Avançados em Ciência e Tecnologia).

Os membros do instituto francês estão no Brasil para visitas a centros de ensino, pesquisa e inovação de São Paulo e Belém, apoiados pela Embaixada da França, com o objetivo de avaliar estratégias de possível cooperação científica entre os dois países.

Sabendo da imensidão do Brasil e dos consequentes contrastes territoriais, os auditores do IHEST, em consonância com o tema de sua atual jornada de estudos – Novas áreas de desenvolvimento e da globalização tecnológica: Brasil -, escolheram duas capitais de características distintas: São Paulo e Belém.

Depois de passar por instituições paulistas como as universidades de São Paulo (USP) e de Campinas (Unicamp), Instituto Butantã e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, a delegação francesa segue programação de reuniões com representantes da prefeitura de Belém e do governo do Estado do Pará para falar sobre estratégias e políticas públicas.

No Pará, os auditores franceses buscam discutir a posição da capital regional e a estratégia do Estado para ensino superior e pesquisa e assimilar a cooperação científica França-Brasil a partir de temas como agricultura, agronomia, meio ambiente e monitoramento de florestas, sendo esta uma das missões do centro regional do INPE na Amazônia.

Nesta sexta-feira, às 14h, os auditores do IHEST serão recebidos pela chefe do CRA/INPE, Alessandra Rodrigues Gomes. Ela apresentará os projetos do centro, que desenvolve tecnologias e métodos para a vigilância por satélites de florestas tropicais e capacita técnicos nacionais e internacionais para atuar no monitoramento através do projeto Capacitree.

Os pesquisadores Marcos Adami e Igor Narvaes, coordenadores do TerraClass e Deter-B, respectivamente, apresentarão aos visitantes as salas de desenvolvimento dos projetos no CRA/INPE. Também está prevista uma palestra do coordenador de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Tavares Pinho.

A visita de estudo internacional é a segunda do IHEST ao Brasil, tendo sido a primeira em 2010. Naquele ano os auditores se impressionaram com a vitalidade do país não só no âmbito econômico, como na educação superior, pesquisa e inovação. Seis anos depois, a missão da nova jornada é compreender como estas áreas têm evoluído e podem contribuir para afastar o país da crise.

A viagem ao Brasil integra o ciclo nacional de formação do IHEST 2015-2016, sobre espaços de ciência, territórios e sociedades. Destaca-se a presença da chefe da delegação e diretora do IHEST desde sua criação em 2007, Marie-Françoise Chevallier-Le Guyader, entre outros pesquisadores franceses de diversos órgãos. A delegação é composta por 50 pessoas. O Instituto está sob a supervisão dos Ministérios da Educação, do Ensino Superior e da Investigação da França.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários