Abertas as Inscrições no ITA do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (06/04) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que estão abertas as inscrições do processo seletivo para Mestrado e Doutorado e entre eles o de Ciências e Tecnologias Espaciais.

Duda Falcão

Notícias

Abertas as Inscrições do Processo
Seletivo para Mestrado e Doutorado

06/04/2016


De 01 de abril a 13 de maio de 2016 estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do ITA, com ingresso no segundo semestre de 2016. O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 5 Programas de Pós-Graduação, divididos em 22 áreas de concentração:

* Engenharia Mecânica e Aeronáutica (PG/EAM)

* Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC)

* Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA (link is external))

* Física (PG/FIS)

* Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE (link is external))

O Mestrado é um curso de aproximadamente 2 anos, composto por um conjunto de disciplinas e uma dissertação. Ao aluno que satisfizer os requisitos para conclusão do curso, é concedido o título de Mestre em Ciências. Neste curso o aluno tem um programa individual de estudos, escolhendo disciplinas em conjunto com o seu orientador de acordo com o tema de pesquisa da dissertação. As disciplinas são semestrais, e cada semestre corresponde a um período letivo.

O Doutorado é um curso de aproximadamente 4 anos composto por um conjunto de disciplinas, publicação de artigos e uma tese. O doutorando se capacita como pesquisador em uma área particular do conhecimento e, ao fim do curso, recebe o título de Doutor em Ciências em um dos cinco Programas de Pós-Graduação oferecidos pelo ITA. Como parte de seu programa de estudo, é possível realizar também estágios em instituições no exterior - os chamados “Doutorados Sanduíche”.

Processo seletivo

Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode ter requisitos adicionais no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidados. O PG/EAM e o PG/EIA adotam, além da análise do currículo, uma prova de lógica e matemática básica no dia 2 de junho, conforme detalhado em www.civil.ita.br/posgrad/processo_seletivo.php (link is external). A mesma prova é aplicada ao PG/EAM e ao PG/EIA.

Alunos com dedicação exclusiva podem se candidatar ao curso e concorrer a bolsas de estudo, na condição de “aluno regular”. Alunos com dedicação parcial, devido a vínculo empregatício, também podem se candidatar ao curso, na condição de “aluno especial”

Aos candidatos ao Doutorado, será também exigido até o dia da Matrícula um dos seguintes certificados de proficiência em inglês:

* TOEIC (Test of English for International Communication), aprovação para 550 pontos ou mais.

* TOEFL (Test of English as a Foreign Language), aprovação para 460 pontos ou mais (PBT), 57 pontos ou mais (IBT).

* IELTS (International English Language Testing System), aprovação para nota 3.5 ou superior.

* Exame da Universidade de Cambridge FCE (First Certificate in English), aprovação para nível C (45) ou superior.

A Área de Produção do Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica (EAM-P) somente aceita inscrições uma vez por ano (em setembro, para início no ano seguinte) e, portanto, não participa deste processo seletivo.

Bolsas de Estudos

Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelo ITA são gratuitos. A aprovação da inscrição do candidato não implica necessariamente em concessão de bolsa de estudos. Alunos de Mestrado e Doutorado podem concorrer a bolsas de estudos institucionais postas à disposição do ITA pela CAPES e pelo CNPq, desde que estejam matriculados em tempo Integral e dedicação exclusiva. As bolsas são concedidas mediante um processo de seleção em cada programa de pós-graduação, baseado em mérito acadêmico e no programa de estudos a ser desenvolvido no ITA. É possível, também, concorrer às bolsas oferecidas pela FAPESP, mediante projeto preparado com o professor Orientador. No PG/EAM, a definição dos candidatos que receberão bolsas de estudos institucionais da CAPES e CNPq é definida pela classificação na prova de lógica e matemática básica aplicada no processo seletivo.

Mais detalhes estão disponíveis em: www.ita.br/posgrad/procseletivo


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentários