quinta-feira, 10 de março de 2016

Começa no Fim de Semana a Seletiva Brasileira Para Competições de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que começa neste fim de semana a Seletiva Brasileira para Competições de Astronomia.

Duda Falcão

Ciência, Tecnologia e Inovação

Começa no Fim de Semana a Seletiva
Brasileira Para Competições de Astronomia

Provas serão aplicadas em Barra do Piraí (RJ). Selecionados vão representar
o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e na
Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

Por Ascom do MCTI
Fonte; ON
Publicação: 09/03/2016 | 15:56
Última modificação: 09/03/2016 | 15:58

Entre domingo (13) e quarta-feira (16), cerca de 200 estudantes de todo o Brasil vão participar de provas seletivas para competições internacionais de astronomia. A etapa acontece na cidade de Barra do Piraí (RJ). As equipes que vão representar o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia (IOAA), que acontecerá na Índia, e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que será disputada na Argentina, são selecionadas e capacitadas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ambas as competições acontecem no segundo semestre.

Nesta fase, os participantes vão passar por exames teóricos de astronomia e provas práticas sobre o céu. As provas foram desenvolvidas pela comissão da OBA, da qual o Observatório Nacional (ON/MCTI) faz parte. Além da elaboração das provas, a comissão é responsável pela organização das questões e pela correção dos exames.

Para chegar à etapa presencial, os 200 estudantes passaram pelas provas online, entre setembro e dezembro de 2015, feitas na plataforma AstroEducadores, desenvolvida pelo ON em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI). No total, três mil alunos participaram da etapa online da seletiva.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário