Incubadora do ITA Auxilia Jovens Empreendedores a Darem os Primeiros Passos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (09/02) no site da “Força Aérea Brasileira (FAB)” destacando que o Incubadora do ITA auxilia Jovens Empreendedores a darem os primeiros passos.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Incubadora do ITA Auxilia Jovens
Empreendedores a Darem os Primeiros Passos

Criada em 2004, INCUBAERO apoia empresas iniciantes de base tecnológica

Agência Força Aérea
Publicado: 09/02/20 - 16 08:00h


Nos Jogos Olímpicos desse ano, a segurança será reforçada por balões de monitoramento equipados com câmeras de alta resolução, que enviarão imagens em tempo real para os Centros de Comando e Controle da polícia do Rio de Janeiro (RJ). A empresa que desenvolveu essa tecnologia, Altave, nasceu na INCUBAERO - incubadora criada em 2004 pela Fundação Casimiro Montenegro Filho, que atua no âmbito do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e auxilia jovens empreendedores a darem os primeiros passos na criação de empresas de base tecnológica. Em 12 anos de existência, já passaram pela Incubaero 16 empresas, sendo que boa parte delas conseguiu realizar a transição para o mercado e se manter atuante.

Segundo o gestor da Incubaero, Luiz Carlos Galvão - iteano da turma de 1972, o objetivo da organização é apoiar empresas iniciantes nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, para que elas cheguem ao mercado mais maduras e competitivas, com mais chances de sucesso. "Além da infraestrutura que oferecemos, o fato de a incubadora estar dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) significa às empresas acesso a laboratórios, pesquisadores, professores e alunos do ITA", afirma Galvão.

Leonardo Mendes Nogueira, engenheiro formado pelo ITA e um dos proprietários da Altave, concorda que a interação com as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionada pela INCUBAERO, é essencial para o fortalecimento das empresas.

"Se não fosse a incubadora, certamente a Altave não seria o que é hoje", afirma. A ideia de trabalhar com balões surgiu durante um intercâmbio que ele e o sócio realizaram durante a graduação no ITA, em instituições de ensino europeias, onde a tecnologia é mais comumente utilizada que no Brasil. Entre a concepção da ideia e o fechamento desse primeiro grande contrato para as Olimpíadas, foram aproximadamente cinco anos de amadurecimento tecnológico, apresentações e convencimento.


"Quando você tem apenas uma ideia e uma apresentação de power point e precisa convencer alguém de que ela faz sentido, dizer que sua empresa está dentro do DCTA e que você tem formação pelo ITA é condição para que as pessoas parem para te ouvir, é uma chancela", afirma Leonardo.

O engenheiro explica, ainda, que pôde contar com a ajuda de pesquisadores, laboratórios e infraestrutura da FAB. O Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, hoje na reserva, que foi Diretor do DCTA entre abril de 2010 a agosto de 2013, assinou um termo com a empresa para ceder horas dos pesquisadores ao projeto. Os testes de tiro de fuzil nos balões, essenciais para comprovar que possíveis ataques às estruturas não prejudicariam o funcionamento do equipamento, também aconteceram no estande de tiro do DCTA, com equipamentos cedidos pelo Departamento. "O network que construímos no ITA também nos deu acesso a pessoas que nos deram conselhos e aportaram dinheiro no projeto", afirma Leonardo.

Como fazer parte da INCUBAERO - A incubadora fica lozalicada em São José dos Campos (SP), no campus do DCTA. O gestor da INCUBAERO, Galvão, explica que os interessados precisam submeter o projeto aos editais lançados pelo Programa de Incubadoras do Município de São José dos Campos, que são publicados duas vezes ao ano. Antes, é indicado agendar uma reunião com o gestor, para verificar se as expectativas da empresa se encaixam nas exigências da Incubaero. Mais informações em www.cecompi.org.br


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários