Explosão em Mancha Solar Deve Atingir a Terra nas Próximas Horas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/02) no site “Apollo11.com”, informando que Explosão em Mancha Solar deve atingir a Terra nas próximas horas.

Duda Falcão

Editoria: Astronomia

Explosão em Mancha Solar Deve
Atingir a Terra nas Próximas Horas

Segunda-feira, 15 fev 2016 - 08h25

Na última quinta-feira, O satélite GOES detectou uma forte emissão de raios-X de classe M1 ao redor da mancha solar AR2497. Como consequência, bilhões de toneladas de partículas foram arremessadas ao espaço e atingirão a Terra nas próximas horas.

Registro da ejeção de massa coronal ocorrida em 11 de fevereiro
de 2016, feito pelo satélite de observação solar SOHO. Devido à
sua aparência, o tipo de ejeção é chamado de halo parcial.
As partículas foram disparadas a 1,3 milhão de km/h.

A explosão solar ocorreu às 19h00 de quinta-feira, dia 11, e de acordo com a modelagem feita instantes depois, disparou partículas altamente carregadas a mais de 1.3 milhão de km/h, a partir da região ativa AR2497, ainda voltada em direção à Terra (geoefetiva).

A ejeção de massa coronal deverá atingir a magnetosfera da Terra entre segunda-feira e terça-feira (15 e 16 de fevereiro) e provocar elevação substancial do Índice KP, que mede a instabilidade na ionosfera. A previsão é de que o índice chegue ao KP=6, provocando blecautes de radiopropagação e aumento no arrasto na atmosfera superior, o que pode exigir reorientação de satélites em orbita baixa.

Nas latitudes mais elevadas poderão ocorrer distúrbios nas redes de distribuição de energia e formação de auroras polares.

Acompanhe pelo Monitor Solar a chegada das partículas e suas consequências na Terra e no espaço.


Fonte: Site Apollo11.com - http://www.apolo11.com/

Comentários