CLBI Inicia Atividades Operacionais Com Rastreamento do Veículo Ariane

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (03/02) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) iniciou as suas atividades no ano de 2016 com o rastreamento do Veículo Ariane.

Duda Falcão

CLBI Inicia Atividades Operacionais
Com Rastreamento do Veículo Ariane

CLBI/DCTA
03/02/2016

No último dia 27, a Estação Natal realizou o rastreamento remoto do Veículo Ariane VA228, lançado do Centro Espacial Guianês, localizado em Kourou, na Guiana Francesa. O Veículo transportou como carga útil embarcada o Satélite INTELSAT 29E, construído pela Boeing com o objetivo de prover links de dados de alta capacidade para clientes comerciais e governamentais das Américas.

Na primeira atividade operacional como Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), o Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa evidenciou a qualidade técnica e a importância da Estação para a Organização. “O comprometimento e o profissionalismo dos servidores envolvidos garantiram a excelência e o sucesso da Operação e ratificam o papel estratégico da Estação Natal para o cumprimento da missão institucional”, afirmou.

O Acordo Internacional com a Agência Espacial Europeia prevê o rastreamento de 8 veículos, entre Ariane, Soyuz e Vega, conforme calendário operacional do ano de 2016.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários