Cientistas Repercutem no INPE o Anúncio da NSF Sobre a Busca de Ondas Gravitacionais

Olá leitor!

Bom leitor, já de volta ao batente, trago agora para você uma nota postada dia (10/02) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que repercutiu dia 11/02, neste instituto, o anúncio da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) sobre a busca de Ondas Gravitacionais, busca esta que contou com a participação de Cientistas Brasileiros.

Duda Falcão

Cientistas Repercutem no INPE o Anúncio da NSF Sobre a Busca de Ondas Gravitacionais

Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016

Cem anos depois de Einstein prever a existência de ondas gravitacionais, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) apresentará nesta quinta-feira (11/2), às 13h30 (horário de Brasília), as últimas notícias sobre os esforços para detectá-las.  Um grupo de cientistas acompanhará, ao vivo, o anúncio da NSF no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O NSF reunirá cientistas da Caltech, MIT e da colaboração científica LIGO no Clube de Imprensa em Washington, nos Estados Unidos, para fornecer um relatório sobre os esforços feitos até agora para detectar ondas gravitacionais ou ondulações no espaço-tempo utilizando o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria Laser (sigla LIGO, em inglês).

Esta reunião será apresentada ao vivo em auditório do INPE e os seguintes pesquisadores da Divisão de Astrofísica do Instituto, que participam da colaboração LIGO, estarão presentes para perguntas e esclarecimentos: Odylio Denys de Aguiar, Marcos André Okada, César Augusto Costa, Márcio Constâncio Jr, Elvis Camilo Ferreira  e Allan Douglas dos Santos Silva.

Este ano marca o centésimo aniversário da primeira publicação da previsão de Albert Einstein sobre a existência de ondas gravitacionais. Instigado pelo centenário da relatividade geral, o grupo irá discutir o que tem sido feito até agora para observar as ondas gravitacionais cósmicas para pesquisa cientifica.

O LIGO é um sistema de dois detectores idênticos, cuidadosamente construídos para detectar vibrações incrivelmente pequenas de ondas gravitacionais, desenvolvido por pesquisadores do MIT e da Caltech e financiado pelo NSF, com contribuições significativas de outros parceiros americanos e internacionais. Os detectores gêmeos estão localizados a cerca 3.000 Km de distância entre si, em Livingston (Louisiana) e Hanford (Washington), nos Estados Unidos. A pesquisa e a análise dos dados dos detectores são realizadas por um grupo global de cientistas, como a LSC, que inclui a Colaboração GEO600 e a Colaboração VIRGO.

Para mais informações sobre o projeto, acesse:

LIGO Lab: https://ligo.caltech.edu/(Observatories: Livingston| Hanford)


LIGO Scientific Collaboration: http://www.ligo.org/



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br/

Comentários

Postar um comentário