Centro de Lançamento de Alcântara Marca Presença em Evento CT&I no Maranhão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (24/02) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o CLA participou de evento de CT&I no Maranhão.

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara Marca
Presença em Evento CT&I no Maranhão

Publicado: 24 Fevereiro 2016
Última atualização em 26 Fevereiro 2016


Nesta segunda-feira (22/02), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) esteve presente no seminário “Política e Planejamento da CT&I no Maranhão: áreas estratégicas para políticas estruturantes”.

Evento realizado no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, com o objetivo de discutir a estratégia nacional do setor de tecnologia e informação; e desenvolvimento de políticas estruturantes no Maranhão. O evento foi aberto pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Bira do Pindaré, e contou ainda com a participação do chefe de gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Augusto de Azevedo, do Coordenador-Geral Substituto das Indústrias de Transporte Aéreo e Aeroespacial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (MDIC), além de estudantes, pesquisadores, empresários e outros representantes da comunidade científica local, nacional e internacional.

No evento, o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira participou do Painel III - Engenharia Aeroespacial e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em que foram debatidos os avanços conquistados e potencialidades do setor espacial associado ao desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam o cotidiano das pessoas, a exemplo dos sistemas de comunicação via satélite que possuem implicação direta na vida das pessoas como na telefonia celular, TV digital, internet banda larga, Global Position System (GPS), geração de energia, dentre outros. “Por possuir um centro de lançamentos com posição privilegiada e uma infraestrutura de ponta instalada no Maranhão, é crucial estarmos juntos da comunidade científica local, contribuindo e fortalecendo a pesquisa e a inovação tecnológica, de modo, a gerar renda e novas perspectivas de desenvolvimento econômico na região. Nesse sentido, o CLA é um ator neste processo sinérgico que precisa ser cada vez mais contínuo e envolver os demais integrantes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma o Coronel Olany.

O seminário “Política e Planejamento da CT&I no Maranhão: áreas estratégias para políticas estruturantes” é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão, em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). A ideia é a partir dos debates apresentar as áreas que devem ser priorizadas no Maranhão visando maiores investimentos por parte do governo federal e Estadual, por exemplo, via editais de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Ainda foram discutidos pelos participantes em painéis temas como Biotecnologia e Produtos Naturais, Energias Renováveis, Geofísica e Geologia.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários