DLR Alemão Concede ao IAE Certificate of Apreciation

Olá leitor!

Segundo informações postadas na rede intranet do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), após o lançamento bem sucedido do foguete VSB-30 da “Operação TEXUS 53”, lançamento este ocorrido dia 23/01 da Base de Esrange na Suécia (veja a nota anterior), o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) concedeu ao instituto brasileiro um "Certificate of Apreciation", isto devido aos 10 anos de cooperação bem sucedida entre estas duas instituições no lançamento de foguetes de sondagem com cargas úteis científicas.

Vale lembrar leitor que o primeiro foguete lançado no âmbito deste acordo ocorreu da Base Lançamento de Esrange, em 01/12/2005, quando então foi lançado o VSB-30 V02 tendo abordo a carga útil TEXUS 42.

Nesses 10 anos de cooperação leitor ocorreram 27 lançamentos de foguetes brasileiros (VSB-30, VS-30, VS-30/IO e VS-31/IO e VS-40M) na Europa, do Centro Espacial de Esrange (ESC), na Suécia e do Centro Espacial de Andoya (ASC), na Noruega.

Agora esta parceria tenta avançar para um andar mais alto (tenho ainda sérias dúvidas se de forma benéfica para o Brasil ou não) com a concretização do acordo entre o DLR e o IAE no âmbito do Projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1). Isto é, caso esta debiloide e seus vermes ‘companeiiiiiiiros’ não atrapalharem, ou mesmo inventarem alguma merda pelo caminho. Infelizmente até o momento as indicações de bastidores não são nada promissoras.

Duda Falcão

Certificado recebido pelo IAE

Comentários