Tecnologia Morphing é Pesquisada Por Engenheira Aeronáutica do ITA
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada dia (29/10) no site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica
(ITA) destacando que uma engenheira do instituto está pesquisando a “Tecnologia
Morphing”, tecnologia esta utilizada no Setor Aeronáutico e Espacial.
Duda Falcão
Notícias
Tecnologia Morphing é Pesquisada
Por Engenheira Aeronáutica do ITA
Assessoria de
Comunicação Social do ITA
29/10/2015
Historicamente, o ITA
foi o berço da Engenharia Aeronáutica do país. Ainda na década de 40 do século
passado, o então tenente-coronel Casemiro Montenegro Filho vislumbrou o que
seria, não só a escola de engenharia, mas todo um setor aeronáutico. Ele é o patrono
da Engenharia da Aeronáutica e sua data de nascimento foi selecionada para
comemoração.
Atualmente, o ITA busca
manter seu nível de contribuição com o setor aeronáutico e desenvolve pesquisas
relevantes para o setor. Um exemplo é o grupo ITASMART que pesquisa ligas com
efeito de memória de forma (LEMF), denominadas de “materiais inteligentes”. A
partir deste grupo, recentemente, foi criado o Laboratório de Aplicações (LAp)
almejando inovações tecnológicas principalmente no setor aeroespacial. As LEMF
agem da seguinte maneira: uma forma é memorizada (geralmente entre 400 e
450°C), por exemplo, o formato de uma mola, ao ser resfriado, mantém-se a
forma. Se agora a mola é deformada (esticada, por exemplo), posterior
aquecimento permite que a mesma recupere o comprimento inicial, isto é,
“lembra” a forma original. É possível também treinar a liga para que memorize a
forma tanto a alta e a baixa temperatura criando uma memória de forma
bidirecional.
A tenente engenheira
aeronáutica Thais Campos de Almeida, juntamente com o professor Jorge Otubo e
doutor Osmar de Sousa Santos, estudam a viabilidade de se construir uma asa
morphing (flexível) utilizando fios de LEMF como atuadores. "No meu
trabalho (mestrado), eu fiz um treinamento na liga para ela apresentar o efeito
memória de forma bidirecional. Com esse efeito, a minha liga apresenta um determinado
formato a baixa temperatura e outro diferente a alta temperatura. No meu caso,
eu treinei um fio de LEMF para que quando estivesse a baixa temperatura
apresentasse um determinado comprimento e quando aquecido, diminuísse seu
comprimento", explica Thaís. Este é o primeiro projeto do novo
Laboratório, mas a ideia é que outras aplicações das LEMF sejam pesquisadas,
principalmente para indústria aeronáutica.
A tecnologia morphing
possibilita à asa um uma mudança no arqueamento de forma contínua e suave o que
pode proporcionar uma melhora na eficiência aerodinâmica, resultando na redução
de consumo de combustível e de peso estrutural, por exemplo. Devido a esses
benefícios ambientais e econômicos, pesquisas com o objetivo de projetar uma
asa morphing capaz de mudar o arqueamento da asa é uma das técnicas mais
investigadas neste segmento.
Grupo
ITASMART (ITA Shape Memory Alloy Research and Technology)
Esse grupo trabalha no
desenvolvimento de ligas com efeito de memória de forma (LEMF) desde 1994 e
conta atualmente com 7 professores, 15 alunos de pós-graduação, 3 empresas
colaboradoras e 18 colaboradores externos ao ITA. Ao longo de sua história, o
ITASMART dominou a técnica de produção, conformação e caracterização das LEMF,
restando então fechar o ciclo com a aplicação dessas LEMF no setor
aeroespacial. Impelidos por essa necessidade, o Prof. Jorge Otubo, a 1º Ten
Thaís Campos de Almeida e o Dr. Osmar de Sousa Santos criaram mais um
laboratório dentro da infraestrutura do ITASMART, o Laboratório de Aplicações
(LAp.).
Laboratório de
Aplicações (LAp)
O LAp. tem como missão
desenvolver, principalmente no setor aeroespacial, projetos utilizando-se das
LEMF produzidas pelo grupo ITASMART. Tem-se como exemplo dessas aplicações a
dissertação de mestrado da 1º Ten Thaís que utiliza-se das propriedades de
efeito de memória de forma das ligas de NiTi (Níquel - Titânio) para produzir
uma asa mórfica. Outro exemplo de aplicação no setor aeroespacial foi a
dissertação defendida por Julio Cesar Santos (2011) e orientada pelo Prof.
Otubo que versou sobre o uso destas ligas para confecção de eletrodo para
ignitor de foguete.
Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Comentários
Postar um comentário